PUBLICIDADE

MPPR aguarda sindicância sobre eleições do Conselho Tutelar

Ministério Público do Paraná acompanhará sindicância do CMDCA sobre conduta dos candidatos na eleição para Conselho Tutelar em Ponta Grossa.

Imagem ilustrativa da imagem MPPR aguarda sindicância sobre eleições do Conselho Tutelar
-

Ministério Público do Paraná acompanhará sindicância do CMDCA sobre conduta dos candidatos na eleição para Conselho Tutelar em Ponta Grossa.

O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 15ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, vai acompanhar sindicância que será realizada pela Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para verificar notícias de irregularidades na conduta de alguns candidatos a conselheiro tutelar na cidade. As eleições foram realizadas no último domingo (6).

O MPPR promoveu nesta quinta-feira (10) uma reunião com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Comissão Eleitoral do CMDCA, que atuou durante o processo eleitoral. Esses órgãos ficaram responsáveis por apurar se de fato algum candidato cometeu algum desvio. Serão verificados casos de boca de urna, compra de votos e transporte ilegal de eleitores, entre outros.

A conclusão da sindicância será apresentada à Promotoria, que deve entrar com pedido de impugnação das candidaturas se confirmadas ilegalidades. Não foi imposto um prazo fixo, mas o Ministério Público espera que o processo esteja concluído até meados de novembro.

No último domingo (6), Ponta Grossa escolheu 15 novos conselheiros tutelares após uma eleição marcada reclamações de ambas as partes em relação às atitudes de alguns candidatos. Uma das denúncias foi realizada pelo presidente do Conselho Municipal LGBT e acadêmico de Direito, Matheus Worschech Fernandes. Os dados foram mostrados à promotora do MPPR, Caroline Schaffka Teixeira de Sá durante a reunião desta quinta-feira.

Em Ponta Grossa, a despeito desses problemas, o MPPR concluiu que as irregularidades apontadas se referem a atuação dos candidatos individualmente, não comprometendo o processo eleitoral como um todo. Até então, foram cancelados ou anulados no Paraná os pleitos em cinco cidades por conta de irregularidades maiores: Campo Largo, Curitiba, Ivaí, Ivaté e Paranaguá. Nessas situações serão realizadas novas eleições.

Eleições trazem ‘clima’ do próximo ano

As eleições do Conselho Tutelar serviram como ‘termômetro’ para analisar como deve ser desenhado pleito municipal do próximo ano. Alguns representantes da sociedade, como vereadores e deputados, demonstraram apoio a candidatos e estiveram presentes durante todo o domingo de votação na UEPG.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE