PUBLICIDADE

Sessão solene marca entrega de títulos de cidadania

Câmara entrega homenagens em evento que marca os 196 anos de emancipação de Ponta Grossa. Solenidade está marcada para as 20 horas desta quinta (12) no Cine-Teatro Ópera.

Presidente da Câmara, Daniel Milla (PV)
Presidente da Câmara, Daniel Milla (PV) -

Rodrigo de Souza

@Siga-me

Câmara entrega homenagens em evento que marca os 196 anos de emancipação de Ponta Grossa. Solenidade está marcada para as 20 horas desta quinta (12) no Cine-Teatro Ópera.

Vinte e três pessoas serão condecoradas com títulos de cidadania de Ponta Grossa em uma cerimônia marcada para esta quinta-feira (11) no Cine-Teatro Ópera, a partir das 20 horas. A realização é da Câmara, que entrega as homenagens no evento que marcará os 196 anos de emancipação do município.

Os títulos de cidadania foram aprovados, em maioria, ao longo do ano – com exceção daqueles solicitados por vereadores que já não cumprem mais o mandato. Dentre as homenagens estão esportistas, líderes religiosos, políticos, agentes de saúde, lideranças comunitárias, militares e empresários. Os títulos de cidadania honorária são destinados para pessoas de fora da cidade, enquanto os de cidadania benemérita são voltados para aqueles que nasceram em Ponta Grossa.

Dentre os políticos homenageados está o senador Oriovisto Guimarães (Podemos), que ganhará o título das mãos do colega de partido, vereador Florenal Silva. Na época da aprovação da homenagem, Florenal destacou o trabalho de Oriovisto na área de educação – o senador é o fundador do Grupo Positivo, do qual está afastado atualmente.

Outra liderança política homenageada é José Eliseu Chociai, que receberá o título por sugestão do vereador Pietro Arnaud (Rede). Chociai foi um dos principais articuladores da campanha de Ratinho Junior (PSD) em Ponta Grossa e atualmente ocupa um cargo na direção do Serviço Social Autônomo Paranacidade, na área de Finanças e Administração.

Quem também será homenageado é o ex-secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Henrique Dalle Carbonare. Atualmente trabalhando com empresas da família, o administrador ficou por quatro anos como um dos homens-forte do governo de Marcelo Rangel e deixou o cargo para assumir um posto de diretor do Madero. A homenagem foi sugerida pelo vereador-suplente Victor Hugo de Oliveira (PV) na época em que ocupou temporariamente o cargo de Daniel Milla (PV), licenciado.

Goleiro recordista pelo Operário será homenageado

No âmbito esportivo, o principal nome é o do ex-goleiro do Operário Ferroviário, Agenor Suzano dos Reis. Ladel, como era conhecido, bateu o recorde paranaense de mais tempo sem levar gols, em 1980, quando ficou 1.017 minutos sem ser vazado – totalizando 11 jogos e mais 37 minutos ‘invictos’. A marca é reconhecida pela FIFA, o que coloca o goleiro alvinegro como o 19º a ficar mais minutos sem tomar gols na lista do futebol mundial. A homenagem é do vereador Paulo Balansin (Podemos).

Confira a lista completa dos homenageados

Agenor Suzano dos Reis – Ladel

Álvaro Luiz Scheffer

Antenor Alberti Guimarães

Claudete Aparecida Garcia – Claudete Dallabona

Daniel Moreira Marques

Fábio Alex Fonseca Viegas

Fernando Cesar Ribeiro

Francisco Emanuel de Almeida

Helena Kanclarowycz

Indiana Prestes Mattar Milléo

Jairton Gebeluka

José Elizeu Chociai

Márcio de Souza Nunes Ribeiro

Maristela Abib Slusarz

Mario Gregorczyk

Milton do Nascimento – Baiano

Oriovisto Guimarães

Paulo Henrique Dalle Carbonare

Rodrigo Labiak da Silva

Rosa Paphala

Salim Acras

Suelen Braido da Silva

Victor Mauro

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE