Polícia combate grupo estrangeiro por agiotagem | aRede
PUBLICIDADE

Polícia combate grupo estrangeiro por agiotagem

Colombianos estariam emprestando dinheiro a juros abusivos e fazendo ameaças para cobrar os devedores, segundo a polícia

VÍDEO
| Autor: Divulgação/Polícia Civil

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Colombianos estariam emprestando dinheiro a juros abusivos e fazendo ameaças para cobrar os devedores, segundo a polícia

Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã de terça-feira (13) pelas polícias Civil e Federal nos bairros Órfãs e Boa Vista em Ponta Grossa. A operação conjunta teve como foco um grupo de colombianos que estaria praticando agiotagem no município.

Conforme foi apontado pela Polícia Civil, os estrangeiros forneciam serviços de empréstimos através de cartões ou panfletos para comerciantes da cidade. Depois, as cobranças eram diárias e os juros eram abusivos, podendo chegar a 1% ao dia. A pena para o crime de usura (agiotagem) é de até dois anos de prisão e multa. Conforme a Polícia Civil, esse tipo de prática ainda pode estar aliado a outros crimes, como extorsão, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

De acordo com o delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial (SDP), Nagib Nassif Palma, o grupo pressionava as vítimas várias vezes por dia fazendo cobranças. "Funciona como uma espécie de máfia, empresta dinheiro e depois vai cobrar diariamente". Em uma das oportunidades, segundo a polícia, um dos membros do grupo foi até o devedor armado e ameaçou danificar seu estabelecimento comercial caso o pagamento não fosse realizado.

A Polícia Civil foi responsável pelo cumprimento dos mandados, enquanto a Polícia Federal está analisando a situação de cada estrangeiro no país, verificando a documentação necessária para a migração. Ao todo 11 colombianos foram ouvidos pelas polícias Civil e Federal.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE