PG poderá sediar 1ª Feira Técnica dos Campos Gerais | aRede
PUBLICIDADE

PG poderá sediar 1ª Feira Técnica dos Campos Gerais

Planejada para ser realizada entre maio e junho, nova feira busca grande volume de negócios na agropecuária

Edilson Gorte lembra que a Efapi tem o caráter familiar, e que encerra o evento de feiras de agronegócio no Estado
Edilson Gorte lembra que a Efapi tem o caráter familiar, e que encerra o evento de feiras de agronegócio no Estado -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Planejada para ser realizada entre maio e junho, nova feira busca grande volume de negócios na agropecuária

Criar um novo evento agropecuário em Ponta Grossa. Essa é a intenção da Sociedade Rural dos Campos Gerais, já partir de 2019. O objetivo é criar uma feira mais tecnificada, voltada especificamente para o homem do campo, como ocorre com outras feiras pelo Brasil, e inclusive nos Campos Gerais (como o Agroleite e a Expofrísia, por exemplo). A maior feira desse setor em Ponta Grossa hoje é a Efapi, mas ela é mais reconhecida como uma festa para a família, que serve mais para a exposição de produtos e como um entretenimento na época do aniversário da cidade. Assim, há a intenção de fazer um evento como esse, em época mais propícia para o agronegócio, entre maio e junho, quando é o momento que há a maior movimentação financeira em investimentos no setor agrícola.

Para discutir os detalhes dessa feira, a diretoria da Sociedade reuniu-se na manhã desta terça-feira (27). Como foi debatido no encontro, o principal propósito será integrar as pessoas que tenham relação com o contexto agropecuário, visando a troca de conhecimento, estimulando a criação de estratégias para transformação e desenvolvimento do setor na região. A reunião foi marcada logo após o presidente da Sociedade Rural, Edilson Gorte, conseguir uma data entre os principais eventos do Paraná, entre os dias 27 de maio e 2 de junho. “Sempre se falou em ter uma feira mais técnica na cidade, então acabei solicitando uma data para isso, e nos deram esses dias. Mas poderemos fazer cinco dias, ou quatro ou três. Vamos ver o que conseguimos”, destacou. 

Com uma data mais propícia para o agronegócio, a intenção é trazer grandes parceiros, como as próprias montadoras de tratores e máquinas agrícolas, como acontece com o Agrishow, o Show Rural, entre outros. “A Efapi é a última feira do ano, e o que acontece é que quem queria fazer negócio, já tinha comprado a máquina agrícola. Vende carneiro, cavalo, carro, caminhão, mas não tanto o setor agrícola”, esclarece Gorte. Agora, haverá um trabalho para tentar fechar as parcerias para buscar realizar a feira. “Vamos fazer mais uma reunião no dia 10, para fazer um projeto e ver se conseguimos efetivar”, completa.

Intenção é valorizar a participação dos pequenos produtores 

Como explicou Edilson Gorte, o evento terá como ponto central o desenvolvimento de animais. Haverá a participação de ovinos e caprinos, com o objetivo de fomentar melhoramento genético, focando precocidade e carcaça. Para os equinos e bovinos, o foco também vai para o melhoramento genético, para alcançar um padrão da raça. Além disso, há a intenção de valorizar os pequenos produtores, com demonstrações, dia de campo, palestras técnicas e leilões.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE