PUBLICIDADE

Farmácia Escola incentiva descarte correto de medicamentos

Ação ‘Descarte Inteligente’ recebe medicamentos vencidos ou não utilizados que descartados incorretamente representam perigo à saúde e ao meio ambiente

Projeto da Farmácia Escola estimula descarte adequado de medicamentos vencidos e em desuso
Projeto da Farmácia Escola estimula descarte adequado de medicamentos vencidos e em desuso -

Ação ‘Descarte Inteligente’ recebe medicamentos vencidos ou não utilizados que descartados incorretamente representam perigo à saúde e ao meio ambiente

Os medicamentos vencidos e os não mais utilizados são a referência da ação “Descarte Inteligente” que tem desenvolvimento através da Farmácia Escola Professor Horácio Droppa, do Departamento de Ciências Farmacêuticas (Defar) do Sebisa (Setor de Ciências Biológicas e da Saúde) da UEPG. A farmacêutica responsável pela Farmácia Escola, Ana Cristina Oltramari Toledo, observa que a ação ocorre em parceria com Pontamed Farmacêutica Ltda, com o objetivo de disponibilizar o descarte inteligente de medicamentos em desuso. O descarte inteligente é aberto para a comunidade universitária e externa.

Para o descarte, a farmacêutica explica que é preciso separar os medicamentos com prazos vencidos ou aqueles que não serão mais utilizados e levá-los até a Farmácia Escola. No local, há uma caixa coletora exclusiva para o descarte de medicamentos. A caixa coletora recebe descarte de todos os tipos de medicamentos vencidos ou sem uso fora das embalagens de papel, como cartuchos e bulas, exceto quando estas estiverem com resíduos do medicamento. Ana Cristina alerta para essa atenção, considerando os riscos do descarte incorreto de medicamentos para a saúde e o meio ambiente.

“Nós devemos estar atentos porque o medicamento é um produto químico. Portanto não deve ser descartado no vaso sanitário, pias e no lixo comum”, diz a enfermeira, enfatizando a necessidade do descarte inteligente. Ana Cristina também coloca aos interessados em encaminhar corretamente os medicamentos que a equipa da Farmácia Escola está sempre pronta para prestar esclarecimentos adicionais sobre a ação. A farmacêutica enfatiza o perigo do descarte de medicamentos vencidos em lugares inadequados. Isso porque, segundo ela, representa impactos danosos, a exemplo da contaminação do solo, das águas superficiais, como em rios, lagos e oceanos; e águas subterrâneas, nos lençóis freáticos.

A Farmácia Escola Professor Horácio Droppa atende de segunda a sexta-feira, das 08h15 às 11h30 e das 12h30 às 16h45.

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE