PUBLICIDADE

AMTT realiza vistoria dos ônibus que circulam em PG

Autarquia deu início ao acompanhamento anual da frota da Viação Campos Gerais (VCG).

Imagem ilustrativa da imagem AMTT realiza vistoria dos ônibus que circulam em PG
-

Autarquia deu início ao acompanhamento anual da frota da Viação Campos Gerais (VCG).

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) deu início à vistoria anual da frota utilizada pela Viação Campos Gerais (VCG) no atendimento à população do município. A ação, que visa garantir o bom funcionamento do transporte coletivo na cidade, consiste na verificação de diversos itens – lacres, roletas, elevadores, campainhas, etc – pelos técnicos da AMTT, além da aferição de alguns dispositivos pelo Inmetro, como por exemplo o cronotacógrafo, que mede a velocidade e a quilometragem percorrida durante o dia.

Sobre essas vistorias, o chefe de fiscalização viária da AMTT, Luiz Eduardo Lemes, explica que o processo faz parte das exigências previstas na Lei Municipal nº 7018/2002. “Ela dispõe sobre os aspectos relacionados ao sistema de transporte coletivo, incluindo a questão do acompanhamento e fiscalização por parte da AMTT. Nós realizamos o acompanhamento constante da frota, sendo que semanalmente é feita uma vistoria de limpeza e acessibilidade que servem como indicadores de qualidade do sistema. No entanto, anualmente, fazemos um trabalho mais amplo, verificando lacres e tacógrafos, realizando a fiscalização da contagem de giro de roleta por amostragem e toda a parte visual do ônibus, como escadas, bancos, campainhas, sanfonas dos articulados e limpeza”, declara. Lemes também conta que, além desses itens, toda a parte mecânica e elétrica é submetida a avaliação técnica para garantir que os carros estejam em plenas condições de circulação. “Após a vistoria realizada pelos nossos técnicos, nós também recebemos um laudo, feito por um engenheiro mecânico, que atesta que as partes elétrica e mecânica estão dentro dos padrões exigidos”, completa.

De acordo com a diretora do departamento de transporte da AMTT, Rosana Cruz, todos os ônibus que atendem os cidadãos do município serão analisados pelo órgão. “Atualmente, a frota disponibilizada pela concessionária para o atendimento da população soma mais de 215 carros, distribuídos em aproximadamente 100 linhas. Nós realizaremos a verificação de todos esses veículos. Caso seja verificada alguma situação que precise ser corrigida, iremos solicitar a adequação imediatamente, garantido, dessa forma, que o nosso cidadão tenha acesso a uma frota segura e dentro dos padrões exigidos” conclui Rosana.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE