PUBLICIDADE

Prefeitura recria Conselho de Desenvolvimento Econômico

Proposta foi aprovada pelo Legislativo Municipal e era promessa de campanha do prefeito Marcelo Rangel (PSDB)

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura recria Conselho de Desenvolvimento Econômico
-

Ponta Grossa volta a contar com um Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDEPG). A proposta de recriação do Conselho foi aprovado pela Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) durante a sessão desta segunda-feira (4). A medida foi votada em segunda discussão, sem muito debate, e agora segue para a avaliação do Poder Executivo. A recriação do Conselho era uma promessa de campanha apresentada pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB) durante a reeleição para o cargo, em 2016.

De acordo com o projeto, o Conselho consultivo será responsável por formular e executar políticas de desenvolvimento econômico. Além disso, caberá ao órgão o intercâmbio com outras entidades (nacionais e internacionais) e também o gerenciamento do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, estabelecendo prioridades para a aplicação de recursos. O projeto destaca ainda que cabe ao CDEPG estabelecer diretrizes com vistas a geração de emprego na cidade.

Durante a votação desta segunda-feira, apenas o vereador Ricardo Zampieri (PSL) se manifestou sobre o projeto. “Quero elogiar a atuação do Poder Executivo em recriar o Conselho. Era uma promessa de campanha do prefeito [Marcelo Rangel] e, pelo que me consta, foi baseada no modelo de Maringá. Acredito que teremos avanços no campo do desenvolvimento industrial”, contou o vereador do PSL.

O texto aprovado unanimemente pelos vereadores prevê ainda que também caberá ao Conselho realizar estudos identificando a vocação financeira do município e a possibilidade de atração de investimentos por parte da iniciativa privada. “Os conselhos municipais garantem a participação da sociedade civil nas decisões tomadas pelo Poder Executivo e que são importantes para a cidade como um todo”, diz Rangel na mensagem que acompanha o projeto de lei.

De acordo com o projeto do Executivo, o Conselho terá como presidente de honra o prefeito em exercício, além de contar com os secretários de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Agricultura, Fazenda, Meio Ambiente, Infraestrutura e Planejamento, Iplan, Fundação de Turismo. Também tem lugar no conselho o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o diretor do Campus da UTFPR na cidade.

O Conselho também terá quatro representantes da Acipg (Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa), um representante da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), um representante indicado pela Sociedade Rural, outro integrante dos órgãos de imprensa e outro dos profissionais liberais.

Proposta recebeu uma série de emendas

Durante o trâmite na Câmara Municipal, os vereadores apresentaram uma série de emendas ao projeto de recriação do Conselho. O vereador Celso Cieslak (PRTB), por exemplo, propôs que o Conselho conte com um representante da Associação dos Ministros Evangélicos de Ponta Grossa, além de um representante da Maçonaria – as emendas foram aprovadas em plenário e agora seguem para a avaliação do prefeito Marcelo Rangel (PSDB) que pode vetar ou sancionar as mudanças em publicação no Diário Oficial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE