PUBLICIDADE

PG registra mais de 100 furtos em escolas desde 2017

Desde 2017, 142 arrombamentos foram registrados em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) em Ponta Grossa.

CMEI no Bonsucesso é vandalizado pela quinta vez no ano.
CMEI no Bonsucesso é vandalizado pela quinta vez no ano. -

Stiven de Souza

@Siga-me

A Prefeitura de Ponta Grossa busca soluções para conter a onda de crimes contra escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Desde janeiro de 2017, foram 142 casos de arrombamento, vandalismo e furtos registrados pela Secretaria Municipal de Educação. O mais recente aconteceu na manhã desta terça-feira (22) na Vila Bonsucesso, no CMEI Padre Ezequiel Belchior.

Às 4h15 desta terça, o alarme da escola voltou a disparar. Os bandidos cortaram as grades do CMEI e invadiram a unidade. Parta entrar no local, a porta de vidro do pátio foi quebrada. Dentro do CMEI, os criminosos reviraram as salas e também quebraram a porta da direção pedagógica. Os estragos foram percebidos pelos funcionários no início do dia e as aulas precisaram ser suspensas.

A diretora do CMEI, professora Amanda Schila, conta que esta é a quinta vez que a unidade é alvo de bandidos só neste ano. "Na semana passada, tivemos parte da fiação elétrica furtada e ficamos sem energia. Recentemente, também tivemos que retirar as torneiras por causa dos furtos que estavam acontecendo. Já são cinco casos em 2018", diz. Desta vez, além de vandalizar o CMEI, os criminosos levaram uma impressora e dois rádios. "Até agora, entraram sempre pela madrugada. Graças a Deus não vieram enquanto estávamos aqui, mas o medo que isso aconteça é grande", comenta.

Ainda pela manhã desta terça-feira, a Guarda Municipal esteve no CMEI para verificar a situação. Os guardas se reuniram com a diretoria da unidade e também com pais de alunos da Vila Bonsucesso. Por assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública informou que na reunião foram discutidas medidas para aumentar a segurança no local. A primeira medida deve ser o reforço no patrulhamento na região.

Apesar dos estragos, as aulas no CMEI Padre Ezequiel Belchior serão retomadas normalmente nesta quarta-feira (23).

Prefeitura gasta R$ 150 mil em consertos

Além do clima de insegurança e dos prejuízos aos alunos com a suspensão de aulas, o vandalismo também trouxe despesas aos cofres públicos municipais. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, desde 2017 foram gastos R$ 150 mil para reparar os estragos causados por arrombamentos e furtos. Nesta quarta-feira (23), uma nova reunião com representantes da Educação e da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública será realizada para definir estratégias de combate aos crimes contra as escolas de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE