Câmara de PG retira homenagens a Lula e André Vargas | aRede
PUBLICIDADE

Câmara de PG retira homenagens a Lula e André Vargas

Títulos de cidadania honorária foram reavaliados à pedido do vereador George de Oliveira (PMN)

George é autor da iniciativa de retirar os títulos de cidadania concedido
George é autor da iniciativa de retirar os títulos de cidadania concedido -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-deputado federal André Vargas, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT), poderão ter os títulos de cidadania definitivamente retirados. A proposta de retirada das homenagens foi apresentada pelo vereador George de Oliveira (PMN) e aprovada, em primeira discussão, nesta segunda-feira (2). As iniciativas serão novamente votadas na próxima quarta-feira (4).

Para George, a concessão de uma honraria, como um título de cidadão honorário, não é uma ação irreversível. “Isso [título] equivale a emprestar a chave da sua casa a alguém que você considera de inteira confiança e essa pessoa roubar coisas suas. A pessoa traiu essa sua confiança e o mínimo que você pode e até deve fazer é pedir de volta a chave”, opina o parlamentar.

O título de cidadania de Lula foi concedido em 2001, quando o prefeito era Péricles de Mello. Já a homenagem à André Vargas, deputado federal que está preso, foi aprovada e sancionada em 2011, durante a gestão de Pedro Wosgrau (PSDB). “Se o Senador Aécio Neves for no mesmo caminho faremos o mesmo, retirando qualquer tipo de homenagem”, garantiu Oliveira.

No projeto que retira o título de Lula, os vereadores Walter José de Souza, Valtão (PROS), e Pietro Arnaud (REDE) votaram contra – no projeto que retira o título de Vargas apenas Valtão foi contra e apresentou o argumento para se posicionar contra. “Não quero entrar na questão do mérito, quero só deixar claro é que temos que ter muito critério na hora de dar um título. Eu tenho um critério de não dar título de cidadão para político”, explicou Valtão.

O vereador disse ainda que quando concedidos os títulos deveriam ter “razão de ser”. George, por sua vez, destacou que a retirada do título é adequada. “De maneira nenhuma é uma afronta aos vereadores que concederam os títulos, mas o fato é que nós, capital cívica do Estado do Paraná, temos que dar exemplo”, afirmou o parlamentar citando casos de corrupção que envolvem Lula e Vargas.

Com informações de Stiven de Souza.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE