PUBLICIDADE

Pista do Aeroporto será reformada até março

Processo de licenciamento ambiental para investimento de R$ 4,4 milhões já foi iniciado. Obras, que levarão cerca de 20 dias, devem ser iniciadas até março

Imagem ilustrativa da imagem Pista do Aeroporto será reformada até março

Fernando Rogala

@Siga-me

A Prefeitura de Ponta Grossa iniciou os trâmites para que o Aeroporto Comandante Antonio Amilton Beraldo - o ‘Santana’ - possa receber investimentos na casa de R$ 4,4 milhões, originários do Governo do Estado. Nesta quarta-feira (13), foi publicado em Diário Oficial que o município irá requerer, junto a Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a licença prévia para a realização das obras no local, de recapeamento da pista, além de um pequeno alargamento. A perspectiva é de que a obra seja concluída ainda no primeiro trimestre, até o final do mês de março de 2018.

O Secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, explica que esse processo faz parte das exigências da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) para a liberação dos recursos. “Estamos cumprindo com todas as exigências do estado, e não há risco de perder essa verba. Como não existe impacto nenhum, por ser um recapeamento, a licença deve sair em breve”, informa Carbonare. Diante disso, a perspectiva é de que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) possa vir a licitar a obra já em janeiro. “Estamos atendendo a todas as demandas para que as obras sejam iniciadas entre o final de fevereiro e o início de março”, completa.

Embora o investimento seja para recapear o asfalto, uma exigência para a homologação do aeroporto, a pista ficará um pouco mais larga. Assim, estará ajustada conforme as demandas, inclusive apta para poder operar por instrumentos. “A pista não tem os 30 metros exigidos, mas 29,70 metros, e isso será ajustado. O recapeamento foi uma exigência da ANAC, porque a pista, há muito tempo, não recebeu uma obra dessas. É uma necessidade, também, para aumentar o coeficiente de atrito, já que com o tempo vai desgastando”, informa.

As obras deverão levar cerca de três semanas para serem concluídas, ou seja, cerca de 20 dias. Neste período, o aeroporto deverá ser fechado, e Ponta Grossa ficará sem receber os voos comerciais da Azul. “Quando tivermos as datas, vamos comunicar a companhia aérea. Teremos que fazer um comunicado também para a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)”, esclarece Carbonare.

Equipamento permitirá mais voos

O secretário Paulo Carbonare estará, nesta quinta-feira (14), em Curitiba, no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II). Ele irá acompanhar o processo de homologação da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo - EPTA. “Já passou por quatro ou cinco setores e faltam só dois. Vamos acompanhar para ver o que falta e os prazos”, diz Carbonare. Segundo o prefeito Marcelo Rangel isso possibilitará o aeroporto receber mais voos comerciais. “Com esse equipamento de aproximação, certamente Ponta Grossa terá mais voos diários, até em horários melhores, como na parte da manhã e pela noite, porque teremos o monitoramento climático de aproximação”, resumiu Rangel.

Voo por instrumentos

Com essa homologação no Cindacta – que segundo Rangel é algo burocrático, já que há quatro meses estão realizando o mapeamento do espaço aéreo -, o município poderá dar a entrada para a certificação e poder, futuramente, operar por instrumentos (IFR). A perspectiva é que isso seja possível em junho. Hoje os voos são operados apenas de maneira visual (VFR).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE