Projeto permite criação de 'animais exóticos' em PG | aRede
PUBLICIDADE

Projeto permite criação de 'animais exóticos' em PG

Marcelo Rangel apresenta projeto para trazer mini porco Estiven de volta para Ponta Grossa

VÍDEO
| Autor: Imagens: Divulgação/PMPG

Stiven de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A saga do mini porco Estiven ganhou mais um episódio na tarde desta segunda-feira (11). O prefeito de Ponta Grossa,  Marcelo Rangel (PPS), cumpriu o que havia anunciado no fim de semana no sua página oficial do Facebook e enviou à Câmara Municipal o projeto que permite o retorno do animal para o município. 

A proposta abre uma exceção na lei municipal 9.019/2007, para que os ponta-grossenses possam criar 'animais exóticos' na área urbana e residencial da cidade. Caso aprovada, a legislação vai permitir que não apenas  suínos sejam adotados como animais de estimação, mas também outras espécies. Para isso, haverá um termo de compromisso que deverá ser assinado pelo proprietário do animal.

Segundo o projeto, animais não destinado ao abate, "que possibilitem o convívio familiar sem colocar em risco a vida, integridade e saúde das pessoas, respeitados os requisitos estabelecidos pelo setor de zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, e mediante assinatura de termo de responsabilidade firmado pelo responsável do animal", poderão ser criados pelos ponta-grossenses. 

Em um vídeo publica na sua página, Marcelo Rangel pede apoio dos vereadores para que o projeto seja votado ainda neste ano. "Vamos pedir apoio para os vereadores para que eles possam votar ainda neste ano, isso é muito raro, e eu não posso mandar em regime de urgência porque se trata de uma lei ordinária", disse. "Estamos esperando ansiosamente que o Estiven volte para a sua família amada o mais rápido possível", completou. 

Vereador também apresenta mudança

Também nesta segunda-feira (11), o vereador George Luiz de Oliveira (PMN) apresentou um projeto de lei para alterar a lei de controle de zoonoses de Ponta Grossa. George é autor da lei de 2007 que motivou a transferência do porco Estiven para o interior de São Paulo, na última sexta-feira (8). A proposta apresentada por George nesta segunda é direcionada exclusivamente para a criação de mini-porcos e tem a seguinte redação: “É proibida a criação e manutenção de animais da espécie suína, em zona urbana, exceto os da espécie mini-porco, quando devidamente domesticados, e que estejam vacinados e desvermifugados, atendidos por médico veterinário devidamente registrado no respectivo órgão de classe”.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE