PUBLICIDADE

Vereador propõe multa para uso e porte de drogas em espaços públicos de PG

Proposta de Vinícius Camargo prevê sanções para quem for pego utilizando drogas ilícitas em espaços públicos. Usuário ainda ficará impedido de participar de concursos públicos

Imagem ilustrativa da imagem Vereador propõe multa para uso e porte de drogas em espaços públicos de PG
-

Defensor de políticas públicas antidrogas, o vereador Vinícius Camargo (PMB) propôs durante a semana uma punição mais rigorosa para pessoas que forem pegas consumindo drogas ilícitas em locais públicos de Ponta Grossa. O projeto de lei 287/2017, protocolado pelo parlamentar, prevê a aplicação de multa e o impedimento de participar de concursos públicos para os usuários flagrados em ruas, praças ou espaços coletivos municipais.

A proposta busca tratar com mais rigor o consumo de drogas, especialmente em locais de grande concentração de pessoas. “É importante lembrar que o projeto não prevê a substituição das sanções previstas no Código Penal Brasileiro, até porque isso nem é possível legalmente. A ideia é impor também punições administrativas, na tentativa de conscientizar a população”, ressalta o vereador.

A medida prevê que o usuário, além de sofrer as sanções já descritas em lei, seja obrigado a pagar uma multa de 12 Valores de Referência (VR) - ou seja, pouco mais de R$ 900,00 - e fique impedido por cinco anos de participar de qualquer concurso público municipal. Caso o infrator seja menor de 18 anos, caberá aos pais ou responsáveis o pagamento da multa. A medida também vale para locais privados que sejam de acesso ao público (os chamados ‘locais acessíveis ao público’ no projeto), como estádios, shoppings, eventos e outros ambientes coletivos.

“O consumo de drogas em locais públicos influencia negativamente outras pessoas, principalmente crianças e jovens. O projeto, mais do que pensar em uma punição, também é uma tentativa de conscientizar as pessoas sobre os problemas causados pelo uso de drogas ilícitas”, diz o vereador.

A medida deve tramitar pelas comissões internas da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa nos próximos dias e seguir para a votação em duas sessões distintas. Se ela for aprovada, ainda caberá a sanção do prefeito Marcelo Rangel (PPS) para que ela entre definitivamente em vigor.

As informações são da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE