PUBLICIDADE

'Rally do Cordeiro' visita Fazenda Escola do Cescage

Produtores de diversos municípios e estados conheceram o Cescage Genética que possui 600 animais

Imagem ilustrativa da imagem 'Rally do Cordeiro' visita Fazenda Escola do Cescage
-

A Fazenda Escola Cescage recebeu nesta quarta-feira (19) cerca de 80 produtores, técnicos, professores e especialistas da ovinocultura. A visita fez parte do Rally do Cordeiro, que integra a 30ª Fenovinos,1ª Fenovinos Paraná e o 3º Encontro Mercadológico da Carne. Os visitantes conheceram o Centro de Biotecnologia e Reprodução Animal - Cescage Genética, que atua na produção de sêmen e embriões in vitro de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos. Durante a visita os produtores conheceram o Centro de Coleta e Processamento de Sêmen (CCPS), o Centro de Produção In Vitro de Embriões (CPIVE) e o Centro de Coleta e Processamento de Embriões (CCPE), todos registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O diretor geral das Faculdades Integradas dos Campos Gerais, José Sebastião Fagundes Cunha Filho, recepcionou os convidados explicando o trabalho do Cescage Genética, através do curso de Medicina Veterinária. “Os produtores conheceram o que há de mais novo em reprodução de animal. As pesquisas desenvolvidas com nossos professores e alunos tornaram-se referência em todo país. Nossa missão é desenvolver tecnologia multiplicando excelência. É um prazer atender tantas pessoas colaborando com os ótimos resultados e maior produtividade”, disse. Os professores Amaro Mendes de Araújo (Cescage) e Isaltino Cordeiro dos Santos (UEPG), conduziram a visita e as explicações.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ponta Grossa, Ivonei Afonso Vieira, destacou a importância do Rally do Cordeiro. “Esse compartilhamento de experiências, através da genética, faz com que melhore o manejo da produção. A visita técnica proporciona a troca de conhecimento entre especialistas e produtores”, afirmou. O Cescage Genética está participando da Fenovinos com as raças de ovinos; White Dorper, Dorper, Santa Inês, Texel e Poll Dorset. Na Fazenda Escola Cescage, além dos ovinos, foram demonstradas as pesquisas nas áreas dosbovinos, bubalinos e caprinos. “Os participantes conheceram a Fazenda do Cescage, que é o melhor lugar na região em desenvolvimento de genética, tecnologia e pesquisa. Os ovinocultores vieram colher frutos que certamente serão aplicados em suas cidades”, comentou o presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais e e da Coopegera, Edilson Gorte.

O objetivo do 3º Encontro Mercadológico da Carne é trazer conhecimento através de palestras na produção de ovinos, bovinos de corte e caprinos, envolvendo os segmentos da pecuária de corte e cadeia da carne. Na visitação no Cescage o palestrante da Nova Zelândia, Robin Hilson ressaltou o fortalecimento do país na ovinocultura. “Acredito que o país (Brasil) está preparado para ter o maior rebanho do mundo. É necessária a conscientização dos produtores para que sejam aprimoradas as técnicas e as genéticas”, disse um dos maiores produtores de ovinos do mundo. Para o zootecnista e palestrante Rafael Fernando dos Santos, técnico da CordeiroBIZ, a Fenovinos é o crescimento do mercado. “A região está fortalecida com a ovinocultura, com potencialidade para gerenciar a e tornar a produção industrial para que possamos abastecer o mercado interno e externo”, diz.

Estiveram na visita produtores de toda região dos Campos Gerais e Centro-Sul, além de participantes de Criciúma, Mafra e Canoinhas, de Santa Catarina. O produtor de ovinos do município de Canoinhas (SC), Sidival Neri Fuque, comentou o que levará desta experiência. “Bastante produtivo o conhecimento adquirido. Queremos implantar no nosso Núcleo de Ovinocultores de Santa Catarina, as experiências que estamos conhecendo no Rally do Cordeiro”, falou.

Cescage Genética

O Cescage Genética presta os seguintes serviços no Centro de Biotecnologia e Reprodução Animal: Coleta e congelamento de sêmen; Coleta, congelamento e implementação de embriões; Descongelamento e implementação de embriões; Exames andrológicos; Exames genicológicos; Fertilização in vitro; Prenhes confirmada: desde a coleta e transferência de embriões (T. E.); Prenhes confirmada: desde a fertilização in vitro (F.I.V.), além da comercialização de embriões e congelados e/ou prenhes de Bovinos, Caprinos, Ovinos, Equinos e Caninos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE