PUBLICIDADE

Senai amplia a oferta de cursos de qualificação às empresas

Nesta quinta, a unidade do Senai de Ponta Grossa estará de portas abertas para receber as empresas interessadas em contratar jovens de 14 a 22 anos

Imagem ilustrativa da imagem Senai amplia a oferta de cursos de qualificação às empresas

Fernando Rogala

@Siga-me

Nesta quinta-feira, dia 25 de maio, a unidade do Senai de Ponta Grossa estará de portas abertas para receber as empresas interessadas em contratar jovens de 14 a 22 anos. Devido à obrigatoriedade legal que muitas empresas têm de recrutar aprendizes, a unidade ampliou a oferta de vagas para este ano. “Comumente as empresas reclamam que quem está iniciando no mercado de trabalho não possui qualificação, por isso, estamos ampliando a oferta de vagas nos cursos de aprendizagem”, afirma Thaiane Domingues, coordenadora de educação profissional da unidade Senai de Ponta Grossa.

As empresas interessadas devem encaminhar os jovens que serão contratados a unidade do Senai – a seleção fica a cargo de cada instituição, para que assim opte por colaboradores com perfil adequado à sua realidade –, para que cursem um dos 46 cursos de aprendizagem industrial disponíveis no portfólio. Com duração que varia de um a dois anos (mínimo de 400 horas), o período dos cursos coincide com o de contrato de trabalho com a empresa. Para as corporações impossibilitadas de fazer a seleção dos aprendizes, o Senai aplica uma prova para ajudar no recrutamento.

Entre as vantagens de se contratar um aprendiz, Thaiane aponta justamente a inexperiência. “O trabalhador chega sem vícios na empresa, que tem a possibilidade de formá-lo dentro da cultura da instituição e sensibilizá-lo para continuar se qualificando para a indústria”, diz. “Além disso, não se pode descartar a importância do desenvolvimento humano que as empresas promovem ao contratar jovens, o que beneficia toda a sociedade.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE