PUBLICIDADE

Aliel diz que inércia prejudicou debate sobre ensino público

Deputado federal usou as redes sociais para lembrar que no caso das áreas de Saúde e Educação o ensino lato sensu deveria continuar gratuito

Imagem ilustrativa da imagem Aliel diz que inércia prejudicou debate sobre ensino público

Deputado federal usou as redes sociais para lembrar que no caso das áreas de Saúde e Educação, o ensino lato sensu deveria continuar gratuito

Por 9 a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (26) que as universidades públicas poderão cobrar mensalidade em cursos de pós-graduação lato sensu. O deputado federal Aliel Machado (REDE) usou as redes sociais para lamentar a decisão que, na visão do parlamentar, prejudica a proposta do ensino público superior em todo o território brasileiro, especialmente nas áreas de saúde e educação.

A decisão do STF vale para cursos de pós-graduação lato sensu, conceito que abarca os cursos de especialização como os MBAs e não se aplica a mestrados e doutorados ofertados em instituições públicas, que seguem gratuitos. O entendimento firmado pela Corte foi o de que a garantia constitucional da gratuidade de ensino não impossibilita a cobrança, por universidades públicas, de mensalidade em curso de especialização.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Aliel lembrou que recentemente o Congresso discutiu uma PEC (Proposta de emenda constitucional) que tratava do assunto e impedia cobranças do tipo em cursos lato sensu da área de educação e saúde. “Essas duas áreas são as mais importantes para a população e nesse sentido é vital que o ensino seja gratuito e de acesso universal, o que não é mais o caso após a decisão do Supremo”, lamentou o parlamentar.

A PEC foi derrotada por apenas quatro votos de diferença e, na visão de Aliel, garantiria que o ensino nesses dois setores continuassem gratuitos. “Na época da votação mentiram sobre o teor da PEC, disseram que nós queríamos terceirizar a educação pública, o que acontecerá agora é a cobrança em todas as áreas”, comentou Machado.

Debate sobre a reforma trabalhista

O deputado federal também lembrou que ainda durante a tarde desta quarta-feira (26) o plenário da Câmara discutirá as alterações propostas pelo Governo Temer nas leis trabalhistas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE