PUBLICIDADE

Fórum de Turismo realiza primeira reunião

Proposta do grupo é fortalecer estratégias e parcerias, tendo o Turismo como uma das linhas de condução da economia local

Imagem ilustrativa da imagem Fórum de Turismo realiza primeira reunião
-

O Fórum G11, que reúne municípios paranaenses nas categorias ‘A’ e ‘B’ do Ministério do Turismo, realizou na tarde desta segunda-feira (10) a primeira reunião oficial do grupo, após sua criação em março deste ano. Como uma das idealizadoras do grupo, a vice-prefeita e presidente da Fundação Municipal de Turismo, Elizabeth Schmidt, liderou a reunião e ofereceu Ponta Grossa como sede para este primeiro encontro. Além dos representantes da área dos municípios participantes, também estiveram presentes parceiros e membros do trade turístico, como Conventions Visitors Bureau, Paraná Convention, Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (Acipg) e Sebrae.

Durante o encontro, secretários e diretores do Turismo dos municípios que compõem o Fórum G11 discutiram sobre os avanços e dificuldades que o setor enfrenta em cada município. “Estamos dando início a instalação desse instrumento que será de grande utilidade para termos nosso Paraná Turístico. Uma articulação como esta será fundamental para o fortalecimento do Turismo como uma das linhas de condução da economia, agregando não só para os 11 municípios, mas também para as cidades menores das regiões contempladas”, comemorou o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes.

“Esse encontro representa um marco para o Turismo desses municípios e do nosso estado. Antes de vendermos nossos atrativos turísticos para fora, precisamos vender para nós mesmos, porque nem mesmo os que residem no Paraná conhecem todos os atrativos”, aponta Elizabeth Schmidt. De acordo com ela, a proposta é que o Fórum G11 se reúna mensalmente, em diferentes cidades, para trocar experiências sobre o trabalho do Turismo em cada cidade. “Cada município possui um perfil diferente. Em alguns, o Turismo é apenas um departamento, enquanto outros contam com Secretarias ou Fundações. Todas essas experiências vão agregar para desenvolver o setor em todo o Estado”, destaca Schmidt.

O diretor de Turismo de Londrina, Fabian Trelha, comenta que uma das principais dificuldades do município é encontrar referenciais de índices para balizar o trabalho. A diretora de Turismo de Maringá, Maria Lígia Guedes, acredita que a estruturação do Fórum resultará em fortalecimento também para as cidades menores. “Nestes encontros, teremos a chance de dialogar, trocar experiências e isso terá reflexo também para os municípios menores, das regiões relacionadas”, comenta.

Após as discussões e troca de experiências, os participantes realizaram uma visita técnica na Adega Porto Brazos, região rural de Ponta Grossa, em Itaiacoca. O próximo encontro do Fórum G11 acontecerá em Maringá, durante as festividades de aniversário do município. O grupo estuda a elaboração de um Termo de Cooperação Integrada entre os municípios e a Paraná Turismo.

O Fórum G11 é constituído pelos municípios Foz do Iguaçu e Curitiba, na categoria ‘A’, e Maringá, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Guaratuba, Araucária, Guarapuava, Matinhos e Paranaguá, na categoria ‘B’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE