PUBLICIDADE

Tetra Pak apresenta resultados do Projeto Nascentes

Iniciativa contribui para a preservação ambiental e o aumento do volume de água nas nascentes.

Imagem ilustrativa da imagem Tetra Pak apresenta resultados do Projeto Nascentes

Iniciativa contribui para a preservação ambiental e o aumento do volume de água nas nascentes.

Diversas regiões sofrem com a escassez de água, por conta da falta de investimentos e da ausência de desenvolvimento de novos mananciais, além do uso descontrolado do recurso e do impacto das mudanças climáticas. Com o desafio de reverter este cenário, a Tetra Pak criou, em 2013, o Projeto Nascentes, que atua na preservação das nascentes e na geração de água de boa qualidade, por meio da gestão participativa dos recursos hídricos pela comunidade.

Hoje, no Dia Mundial da Água (22), a empresa apresenta um balanço com os últimos resultados consolidados, após quase quatro anos de trabalho em comunidades ribeirinhas de São Paulo.

Desde de a implantação do projeto, 10 nascentes, em mais de 45 propriedades, foram reestabelecidas e preservadas. Com as melhorias, já é possível captar cerca de 60% da água de chuva precipitada na área, o equivalente a cerca de 150 m³ – volume suficiente para compensar o consumo das fábricas da companhia em Monte Mor (SP) e Ponta Grossa (PR). Dessa foram, reduz-se o impacto ambiental das operações, além de contribuir para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos naturais da região.

Nos últimos anos, a companhia promoveu, em parceria com a comunidade, intervenções importantes para a mudança deste cenário, entre elas:

- Plantio de 16.000 mudas de árvores nativas para a reorganização e recuperação da mata ciliar do entorno;

- Instalação, em curso, de 30 kits biodigestores de tratamento de esgoto doméstico nas propriedades rurais ribeirinhas para evitar a contaminação dos cursos d’água e lençol freático;

- Implantação de 230 bacias de captação – pequenas barragens coletoras de chuva – que contribuem para a retenção de um maior volume de água no solo permitindo a recarga dos aquíferos da região;

- Organização de palestras, reuniões de motivação e oficinas de capacitação para os produtores rurais e seus familiares.

Atualmente, as ações de recuperação e preservação acontecem nas nascentes da Microbacia hidrográfica do Bairro do Picom, localizada no município de Vargem, em São Paulo. A região é uma importante fornecedora de água para a área metropolitana de Campinas, incluindo os rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí, além do Sistema Cantareira.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE