PUBLICIDADE

Termina a greve do transporte público em PG

Depois de quase 12 horas de discussões no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a Viação Campos Gerais (VCG) e o Sindicato dos Motoristas e Trocadores de Ponta Grossa (Sintropas) chegaram a um consenso sobre o fim da greve do transporte coletivo. Sendo assim, os 213 ônibus voltaram a circular a partir da 5h30 desta quinta-feira (5).

O acordo concretizado nesta madrugada garantiu aos funcionários da empresa um reajuste imediato de 9%, além de outros 9% de reajuste para o ticket alimentação. O reajuste salarial deverá chegar em 10%, enquanto o aumento no ticket alimentação será 50%, quando o município passar a subsidiar a manutenção dos terminais. A proposta foi determinante para o encerramento da greve.

Subsídio

Em busca de uma alternativa para a conciliação, a Prefeitura e a Câmara de Ponta Grossa se dispuseram a bancar os custos pela manutenção dos terminais, hoje sob responsabilidade da concessionária. O presidente do Legislativo, Aliel Machado (PCdoB), disse que repassaria R$ 2,4 milhões para o Governo Municipal custear o serviço e possibilitar uma proposta salarial maior por parte da viação.

A empresa aceitou, ainda, pagar um abono de R$ 250,00 nos salários.

Com um possível acordo entre as partes, determinou que até o dia 5 de julho a lei que garante o subsídio à viação para a manutenção dos terminais esteja aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Marcelo Rangel (PPS).

Portanto, assim que vigore esta nova lei, o ganho total para funcionários deverá ser repassado. Os trabalhadores deverão compensar os dias parados nos próximos seis meses.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE