CPI do Transporte Coletivo será instituída na segunda | aRede
PUBLICIDADE

CPI do Transporte Coletivo será instituída na segunda

Câmara de Ponta Grossa decide na próxima sessão os membros da comissão que investigará gastos e serviço da Viação Campos Gerais (VCG) em relação ao transporte público municipal.

Imagem ilustrativa da imagem CPI do Transporte Coletivo será instituída na segunda
-

Câmara de Ponta Grossa decide na próxima sessão os membros da comissão que investigará gastos e serviço da Viação Campos Gerais (VCG) em relação ao transporte público municipal.

Os vereadores de Ponta Grossa decidem na sessão da Câmara marcada para a próxima segunda-feira (20) os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar o Transporte Público e o serviço prestado pela Viação Campos Gerais (VCG) no município. A abertura da comissão foi um pedido do vereador George Luiz de Oliveira (PMN), lido durante a sessão desta quarta-feira (15).

Até o final da tarde de quarta, ao menos quatro vereadores já teriam demonstrado interesse em participar da comissão: ‘Mingo’ Barbosa Menezes (DEM), Felipe Passos (PSDB), João Florenal da Silva (PTN) e Daniel Milla (PV). George acredita que outros parlamentares apresentem interesse em participar da CPI e, portanto, os nomes serão escolhidos somente na segunda-feira (20), quando será necessária a paralisação da sessão para realizar a decisão. A comissão é formada por cinco vereadores.

A comissão irá analisar, entre outros itens, a forma que o município utiliza para fiscalizar e controlar o número de passageiros do sistema, bem como o quilômetro rodado pelos veículos – os valores são utilizados pela VCG para definir o valor do reajuste na tarifa. Os critérios de confecção da planilha de gastos (que define o valor da nova passagem) também serão analisados.

George afirma que instaurou a CPI com o objetivo de retardar o aumento da passagem ou ao menos discutir para que o valor não suba drasticamente – o reajuste apontado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), após analisar as planilhas de gastos da VCG, é de 17,5%, o que eleva a tarifa dos atuais R$ 3,20 para R$ 3,76.

Os trabalhos desenvolvidos pela CPI devem ser concluídos no prazo de 90 dias a partir de quando ela for instaurada. O prazo pode ser prorrogado, caso os vereadores e integrantes da CPI considerem necessário. Segundo George, a comissão deve ouvir responsáveis pelo setor do transporte público no município, além dos membros do Conselho Municipal de Transporte (CMT), responsável por indicar um valor de reajuste ao Poder Executivo – que decide se acata ou não o valor aconselhado.

CMT se reúne na terça para decidir valor da passagem

Após uma reunião inaugural na última terça-feira (14), o Conselho Municipal de Transporte (CMT) volta a se reunir na no dia 21 de fevereiro para apresentar e votar propostas do novo reajuste. No dia 14, os conselheiros receberam a planilha de gastos da Viação Campos Gerais (VCG) e também os estudos realizados pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) para definir o valor. Agora os membros têm até a terça-feira para elaborar propostas e apresentá-las na próxima reunião, que já deve definir o preço que será indicado para sanção do Poder Executivo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE