Conselho não chega a acordo sobre preço da tarifa | aRede
PUBLICIDADE

Conselho não chega a acordo sobre preço da tarifa

Reunião nesta terça-feira (14) detalhou gastos da VCG com o transporte público municipal. Conselheiros devem se reunir novamente na terça (21) para nova discussão.

Imagem ilustrativa da imagem Conselho não chega a acordo sobre preço da tarifa
-

Reunião nesta terça-feira (14) detalhou gastos da VCG com o transporte público municipal. Conselheiros devem se reunir novamente na terça (21) para nova discussão.

O Conselho Municipal de Transporte (CMT) esteve reunido nesta terça-feira (14) para dar início às tratativas a respeito do novo valor da passagem do transporte público. Durante a reunião, no entanto, os representantes não chegaram a um acordo sobre o preço da tarifa. Após a apresentação da planilha de gastos da Viação Campos Gerais (VCG), responsável pelo transporte municipal, os membros do conselho agendaram uma nova discussão para a próxima terça (21).

O presidente do CMT, Helmiro Bobeck, afirmou que os valores apresentados pela VCG estavam acima da inflação – dentre os principais gastos estão a aquisição de novos veículos, garantindo 100% da frota adaptada para portadores de necessidades especiais. O cálculo apresentado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) sugere um aumento de 17,5% na tarifa, elevando o preço do bilhete de R$ 3,20 para R$ 3,76 – o valor é considerado alto pelos membros do conselho e também pelo prefeito Marcelo Rangel.

Representantes do poder público apresentaram a planilha de gastos da VCG aos conselheiros, que têm até 15 dias para avaliar o documento a gerar uma proposta ao Executivo municipal – sedo assim, o valor da nova tarifa será definido até o dia 1º de março, no máximo. As propostas devem ser apresentadas durante o encontro da próxima terça.

O CMT é composto por 12 conselheiros, que representam grupos de relevância do município. Cada membro pode apresentar uma proposta de valor da tarifa a ser votada pelo Conselho. A votação funciona em dois turnos e cada conselheiro tem um voto.

Após uma definição, a melhor proposta é encaminhada ao poder Executivo. Caberá ao prefeito Marcelo Rangel a decisão de acatar ou não o valor definido pelo CMT – o conselho é consultivo e, portanto, não define o valor da passagem, cabendo apenas a ele a função de “aconselhar” o prefeito na tomada de decisão.

Protestos

Durante a reunião, membros da ‘Frente de Luta por um Transporte Público de Qualidade’ estiveram na sede da Prefeitura protestando contra o aumento do valor passagem. Representantes do movimento se reuniram por volta das 15 horas pedindo mais transparência no processo que prevê o valor da tarifa do transporte público. Os líderes da Frente ainda consideram ilegítima a definição dos membros do Conselho, afirmando que não há participação popular.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE