PUBLICIDADE

Greve do transporte completa uma semana em PG

A greve dos trabalhadores do transporte coletivo em Ponta Grossa completa uma semana nessa segunda-feira (26/05). Enquanto uma frota mínima de 30% 'socorre' os moradores da cidade, as negociações entre o Sindicato dos Motoristas e Cobradores do Transporte Coletivo de Ponta Grossa (Sintropas) e a Viação Campos Gerais estão 'congeladas' e agora o caso é intermediado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Os grevistas pedem 21% de reajusta, já a VCG ofereceu cerca de 7% e melhorias no ticket alimentação e em outras clausulas sociais do contrato -  a medida foi, literalmente, vaiada pelos trabalhadores durante uma assembleia. Como a empresa e o Sindicato não entraram e um acordo, a negociação passou a ser intermediada pelo TRT - uma reunião já foi realizada no Tribunal, mas sem sucesso e o próximo encontro entre padrões e funcionários está marcado para a próxima terça-feira (27/05).

Enquanto isso, por determinação judicial, uma frota de 30% dos ônibus circula na cidade. Com isso, atrasos e reclamações dos usuários do transporte público são constantes - nem todas as linhas estão sendo atendidas e só cerca de 60 trajetos tem sido feitos com frequência pelos ônibus.

Prefeitura abre mão de 'monopólio'

Diante da situação de impasse entre a VCG e o Sintropas, a Prefeitura de Ponta Grossa abriu mão do monopólio na prestação do serviço e autorizou que outras empresas se inscreveram para transportar os passageiros durante a greve. O Poder Executivo já tinha tentado  'socorro' de vans para levar os passageiros nos trajetos entre os terminais de ônibus, mas a medida não pegou e o trânsito ficou ainda mais congestionado na cidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE