George quer aumentar área verde com plantio obrigatório de árvores | aRede
PUBLICIDADE

George quer aumentar área verde com plantio obrigatório de árvores

Iniciativa de George Oliveira (PMN) tramita no Legislativo Municipal. Medida foi elogiada por vereadores e deve receber emendas

Imagem ilustrativa da imagem George quer aumentar área verde com plantio obrigatório de árvores
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Iniciativa de George Oliveira (PMN) tramita no Legislativo Municipal. Medida foi elogiada por vereadores e deve receber emendas

O plantio de árvores em calçadas e áreas institucionais poderá se tornar obrigatório em Ponta Grossa. O vereador George de Oliveira (PMN) é autor do projeto de lei (PL) 308/2016 que prevê a obrigatoriedade no plantio. George propõe que para a expedição do certificado de conclusão de obra ou mesmo de licenciamentos para reformas e afins o proprietário tenha que realizar o plantio. Para o vereador a medida é um dispositivo formal para ampliar a área verde da cidade.

O PL começou a ser debatido na última quarta-feira (15) na Câmara de Vereadores e foi bem recebido pelos parlamentares. “Quero elogiar publicamente seu projeto, é uma iniciativa inteligente, sem custos e que irá gerar um benefício muito grande para o meio ambiente e o município”, afirmou o vereador Julio Küller na tribuna. A medida foi retirada para vistas por um dia para receber emendas de Küller e de Pastor Bertoldo (PRB).

Outros parlamentares simpáticos a ideia sugerem que o PL preveja que as árvores plantadas nas calçadas sejam frutíferas. George afirmou que a iniciativa pode, inclusive, ajudar a alimentar pessoas carentes. “Em outras cidades o município plantou áreas frutíferas em locais adequados e o que é colhido é oferecido para as pessoas necessitadas”, contou Oliveira. O parlamentar acredita que a medida deverá voltar a tramitar na casa na próxima semana.

Antes da medida voltar a ser debatida no Legislativo, o vereador quer delimitar os tipos das árvores que poderão ser plantadas nas calçadas. “Queremos que os passeios recebam apenas árvores de pequeno porte, para que as calçadas não sejam danificadas, e as árvores frutíferas seriam reservadas para ruas menos movimentadas e também para áreas institucionais”, explicou o autor da medida.

George garante que pesquisou “muito” antes de apresentar o PL no Legislativo Municipal e defende a iniciativa como “exequível”. “Busquei informações em outras cidades, pesquisei e tentei adequar nossas necessidades diante da realidade de Ponta Grosa”, conta Oliveira. George garante ainda que o projeto de lei quer garantir uma cidade mais sustentável para os próximos anos. “Precisamos ampliar a área verde da cidade”, garante o vereador.

 O vereador lembrou que o próprio Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas, no centro da cidade, tem poucas árvores. “Se você vem aqui em um dia de sol, é difícil de encontrar uma sombra, enquanto isso continuamos produzindo CO2 e poluindo o meio ambiente, sem ter o sequestro de carbono necessário”, lembra o parlamentar.

Projeto é vital para o futuro, diz George

O crescimento na frota de veículos automotores e a o aumento na industrialização do município são quesitos que devem “chamar a atenção do Poder Público”. Oliveira acredita que o PL pode “mudar a realidade ambiental da cidade” nas próximas décadas. “O nosso papel enquanto político não é só pensar o município agora, mas também discutir e pensar Ponta Grossa daqui 20 ou 30 anos, para nossos filhos e netos”, garante o vereador. George defende ainda que a “qualidade do ar” da cidade mudou, visivelmente, nos últimos anos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE