PUBLICIDADE

Polícia elucida 90% dos homicídios em PG

Imagem ilustrativa da imagem Polícia elucida 90% dos homicídios em PG

Entre os 41 homicídios dolosos registrados em Ponta Grossa até 11 de outubro, 37 casos já foram elucidados pela Polícia Civil.

O Setor de Homicídios da 13ª Subdivisão Policial apresenta uma alta taxa de elucidação dos homicídios dolosos, ou seja, quando o crime é cometido com intenção de matar. Desde o início de 2016 até o dia 11 de outubro, 37 dos 41 crimes do gênero registrados em Ponta Grossa foram elucidados pela Polícia Civil. O dado representa uma taxa de 90% de elucidação dos homicídios. Por outro lado, os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP) mostram que Ponta Grossa está mais violenta.

Em comparação com o primeiro semestre de 2016, o número de homicídios registrados no município teve uma alta de 33%. Enquanto no primeiro semestre de 2015 foram 25 homicídios registrados, já são 33 crimes do gênero nos primeiros seis meses deste ano. Em relação à região da 4ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP), composta por 19 municípios da região dos Campos Gerais, Ponta Grossa concentra 70% dos homicídios na região.

O delegado Josimar Antônio da Silva, responsável pelo Setor de Homicídios da 13ª SDP, avalia a taxa de 90% de elucidação como um bom número. “Considero um alto número de elucidação. Nossa meta é sempre atingir o percentual de 100%. Trabalhamos com esse objetivo”, destaca o delegado. Ele exaltou, ainda, o trabalho da equipe do Setor de Homicídios. “Nossas equipes seguem investigando os quatro casos que ainda não foram resolvidos”, aponta.

Entre os crimes, o aumento dos latrocínios (roubo seguido de morte) chama a atenção. Foram seis latrocínios registrados em Ponta Grossa no primeiro semestre de 2016, enquanto em todo ano de 2015 apenas quatro crimes do gênero aconteceram. Os homicídios dolosos representam a maior parte das mortes violentas, com 26 casos, enquanto um caso de lesão corporal com resultado morte foi registrado. Foram 47 crimes do gênero registrados em todos os municípios no primeiro semestre deste ano, enquanto foram 48 em 2015.

Quatro casos seguem sendo investigados

Dos 41 homicídios dolosos registrados em Ponta Grossa, apenas quatro não foram solucionados. A Polícia Civil, através do Setor de Homicídios, segue desenvolvendo investigações sobre os casos. “Partimos de exames do Instituto Médico Legal (IML), laudos do Instituto de Criminalística e testemunhas para que isso seja encaminhado o quanto antes para a Justiça”, explica o delegado Josimar. Ele explica que o objetivo da Polícia Civil é aumentar a taxa de elucidação até o fim de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE