PUBLICIDADE

Prefeituráveis entram na reta final da campanha

Candidatos intensificam ações durante a última semana das eleições
Candidatos intensificam ações durante a última semana das eleições -

Candidatos ao cargo de prefeito intensificam ações nos bairros para conquistar o eleitor já na reta final da disputa.

No próximo dia 2, mais de 222 mil eleitores vão às urnas para escolherem os próximos vereadores e prefeito de Ponta Grossa. Já na reta final de campanha, os candidatos intensificam ações e tentam aproximar o debate de propostas junto ao eleitor, já de olho na conquista de adesão e votos. A disputa pelo Poder Executivo tem cinco chapas, já a corrida por cadeiras na Câmara de Vereadores tem mais de 500 concorrentes.

Em 2016, o atual prefeito, Marcelo Rangel (PPS), lidera a coligação ‘Ponta Grossa no rumo certo’, grupo composto por 12 partidos. Após quatro anos no comando da Prefeitura, Rangel aposta nos avanços em Educação e Infraestrutura urbana como principais motes da campanha – o ensino integral e as obras da pavimentação e moradia tem recebido destaque frequente na propaganda do prefeito. Na tentativa de conquistar o segundo mandato, Rangel traz como vice Professora Elizabeth Schmidt (PSB).

O setor de oposição ao atual governo tem como representante o deputado federal Aliel Machado (REDE), deputado mais votado da história em Ponta Grossa e dono de uma trajetória política intensa. Na disputa pelo Palácio da Ronda, Aliel lidera a coligação ‘Cidade forte e para todos’, grupo composto por sete partidos e tem como vice Elizeu Chociai (PTN), auditor fiscal de carreira da Prefeitura e ex-secretário municipal.

Na chamada “Terceira via”, o candidato é o vereador e ex-secretário municipal, Julio Küller (PMB). No comando da coligação ‘Somos todos Ponta Grossa’, grupo formado por oito partidos, Julio tem o apoio de lideranças como Marcio Pauliki (PDT), Marcos Zampieri (SD) e George de Oliveira (PMN). Como companheiro de chapa, Küller apresentou Dirlei Cordeiro (PSDC), político experiente nos bastidores e que volta a disputa após 16 anos.

O cenário eleitoral também conta com a candidatura da ‘Unidade Popular’, coligação formada por PSOL e PCdoB. O grupo é liderado por dois docentes: Professor Gadini e Professor Felipe, candidatos a prefeito e vice, respectivamente. O grupo tem apenas 18 segundos de propaganda de Rádio e TV, mas tem utilizado com frequência as redes sociais – a coligação propõe uma visão dos problemas da cidade a partir do olhar dos movimentos sociais.

Disputando a primeira eleição municipal, o Partido Pátria Livre (PPL) apresenta já de cara um candidato a prefeito e uma chapa pura, na disputa pelo Executivo e Legislativo. Leandro Soares e Adriane Lopes são postulantes ao cargo de prefeito e vice, respectivamente, pelo PPL e apostam no diálogo com a comunidade e na participação popular como principais fatores de uma possível administração da Prefeitura.

Com propostas e estruturas de campanha distintas, as cinco chapas discutiram durante os últimos 30 dias possibilidades para avançar e superar problemas crônicos em Ponta Grossa. Os prefeituráveis apresentaram saídas diferentes para questões crônicas na Saúde, Educação, Transporte, Moradia, Segurança e mais uma série de áreas que tradicionalmente preocupam o eleitor.

Marcio Pauliki deve reforçar apoio ao projeto de Küller

Marcio Pauliki (PDT) era um dos candidatos mais bem avaliados na véspera do pleito eleitoral. No entanto, o deputado estadual se assentou da disputa para “cumprir o compromisso” de terminar o mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ao deixar a disputa, Pauliki apostou na candidatura de Küller, ex-secretário de Assistência Social da administração Rangel. Nas redes sociais, Pauliki tem defendido as propostas de Küller com frequência e deve reforçar o coro em busca de votos em adesão na última semana da campanha eleitoral. “É extraordinário notar que uma campanha iniciada há 45 dias, de forma meio tímida e até encarada por muitos com desconfiança, agora tornar-se um fenômeno de popularidade , confiança e esperança para os pontagrossenses”, afirmou Pauliki.

Marcelo intensifica carreatas ao lado de Sandro Alex

Marcelo Rangel (PPS) deve intensificar a realização de carreatas nos bairros durante a reta final. O atual prefeito tem aparecido com mais frequência ao lado do irmão, deputado federal Sandro Alex (PSD). A equipe de Rangel já realizou carreatas nas regiões de Nova Rússia, Oficinas e Uvaranas – os eventos ganharão corpo nos últimos dias do pleito e também tem contado com a participação da candidata a vice, Elizabeth Schmidt (PSB). “Temos sido muito bem recebidos e nosso objetivo é estar mais próximo da população”, afirma Rangel.

Aliel aposta em caminhadas na periferia e nos bairros

A campanha de Aliel Machado (REDE) deve apostar na presença do candidato nos bairros, atividade que já tem sido realizada com frequência desde o começo da disputa. De acordo com Jair Marques, coordenador da campanha do candidato da Rede Sustentabildiade, o objetivo nos últimos dias será mostrar que “Aliel é uma opção viável para a Prefeitura de Ponta Grossa”. Além disso, a campanha do deputado tem incentivado as caminhas de Aliel ao lado de apoiadores nas comunidades carentes ao invés de carreatas nas vias movimentadas do município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE