Restauração da Estação Saudade irá revitalizar o comércio | aRede
PUBLICIDADE

Restauração da Estação Saudade irá revitalizar o comércio

Ações previstas no Projeto de Revitalização da Rua da Estação tem o objetivo de tornar a região do Quadrilátero Histórico atraente para o consumidor e visitante de Ponta Grossa.

Imagem ilustrativa da imagem Restauração da Estação Saudade irá revitalizar o comércio
-

Ações previstas no Projeto de Revitalização da Rua da Estação tem o objetivo de tornar a região do Quadrilátero Histórico atraente para o consumidor e visitante de Ponta Grossa.

 O Projeto de Revitalização da Rua da Estação, em Ponta Grossa, que compreende a região do chamado “Quadrilátero Histórico”, pretende valorizar a história e cultura do perímetro que já foi um dos mais importantes da cidade e abriga, até hoje, hospedarias, hotéis e importantes pontos comerciais. Além disso, a iniciativa projeta ações que reflitam na melhoria do ambiente de negócios, promovendo a competitividade de empresas já estabelecidas e a atração de novos negócios para a região. 

O projeto é uma iniciativa da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Paraná (Fecomércio PR) e Sebrae/PR, com a participação do Serviço Social do Comércio (Sesc), Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), RPC, Câmara da Mulher Empreendedora Fecomércio PR e Prefeitura de Ponta Grossa. As entidades compõem uma governança que atua diretamente no planejamento e execução do projeto. 

Além da revitalização, a região também será beneficiada com a restauração da antiga estação ferroviária, a Estação Saudade, que era ponto de chegada na cidade e foi construída no final do século XIX. A restauração do espaço - que foi desativado como estação em meados da década de 1980, é uma iniciativa da Fecomércio e a Prefeitura de Ponta Grossa. O local será um centro cultural, abrigando um café-escola do Senac e uma cozinha pedagógica para a realização de cursos de gastronomia. O espaço será utilizado ainda para atrações culturais, como oficinas, workshops e shows. Com isso, a Estação Saudade, que receberá investimentos na ordem de R$ 8 milhões da Fecomércio, será o terceiro Centro de Cultura do Sesc de todo o Paraná. Somando-se ao Paço da Liberdade, em Curitiba, e o Cadeião Cultural, em Londrina.

Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, destaca a importância da revitalização lembrando exemplos exitosos, já realizados no Estado. “Há cerca de dez anos o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná assinou convênio com a Prefeitura de Curitiba para a cessão do antigo Paço Municipal, com o objetivo de transformá-lo em unidade cultural do Sesc. O prédio foi restaurado e tornou-se um dos principais centros culturais e turísticos da capital paranaense”, comenta. O presidente recorda que, junto com o restauro do edifício histórico, foi realizado também, em parceria com o Sebrae, o Senac, a Prefeitura e o Banco do Brasil, a revitalização da área comercial no entorno do Paço.  “O resultado foi a volta da população para aquela região, hoje mostrando um comércio dinâmico e variado”, descreve.

Piana lembra que projetos de revitalização foram aplicados em diversas paranaenses, como Maringá, Francisco Beltrão, Castro, Marechal Cândido Rondon, Matinhos, Paranaguá, a partir de iniciativa da Fecomércio PR, e adotados em outras cidades brasileiras por meio do Sebrae.

 “Em Londrina, desenvolvemos juntos o comércio da Rua Sergipe, na região do antigo Cadeião, também transformado em unidade cultural do Sesc.  Agora o desafio que se apresenta é a restauração da Estação Saudade, em Ponta Grossa, e a consequente readequação dos espaços no seu entorno, também em parceria com o Sebrae. É desta maneira que o Sistema Fecomércio atua para preservar a nossa história e aprimorar nosso comércio”, pontua Piana. 

A diretora do Sindilojas, Silma Derti, acredita que mais de 100 empresários da região do Quadrilátero Histórico, que compreende desde a Rua Fernandes Pinheiro até o Mercado Municipal, num total aproximado de 11 quadras, poderão ser beneficiados com as melhorias previstas no projeto. Para isso, o Sindicato tem trabalhado no sentido de mobilizar os empresários para que eles entendam os benefícios da revitalização e busquem as capacitações que podem melhorar, segundo ela, a gestão das empresas e a competividade dos negócios. “O Sindilojas está conversando com os empresários e esperamos que eles visualizem as mudanças que podem ocorrer na região que foi o início do comércio da cidade. São diversas entidades reunidas em prol de um objetivo”, frisa.  Outro aspecto importante citado pela diretora do Sindilojas é o resgate histórico da região que foi importante para o desenvolvimento de Ponta Grossa. 

Quem está instalado na região tem boas expectativas. É o caso do empresário Henrique Degraf Wiecheteck, que também é membro da governança. Ele fala que as expectativas são muitas com o projeto já que sua família tem o ponto comercial em frente da Praça Duque de Caxias, há mais de 60 anos. “Queremos mudanças que valorizem a região para que ela fique agradável para consumidor tanto visualmente quando comercialmente”, projeta Wiecheteck. 

A coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo, da Prefeitura de Ponta Grossa, Tônia Mansani, aponta que o Projeto de Revitalização da Rua da Estação vai resgatar a importância histórica e comercial que a região do Quadrilátero Histórico teve para o Município. “Existe uma circulação grande de pessoas naquela região, mas que permanecem pouco tempo no local, ou seja, não usufruem do ambiente. Com a revitalização esperamos mudar este cenário e quebrar o estereótipo que não é um lugar seguro e agradável”, diz. 

Segundo Tônia, há ainda a previsão de padronizar as fachadas das lojas de acordo com a lei municipal, com a adequação dos letreiros, melhorando o aspecto visual da região. “Junto com a governança estamos analisando a possibilidade de criar ainda uma política estratégica de incentivos para restaurantes típicos regionais que quiserem se instalar no Quadrilátero”, revela.

Fortalecendo negócios

O gerente do Sebrae/PR na regional Centro, Joel Franzim Junior, destaca que o projeto em Ponta Grossa irá fortalecer e revitalizar o espaço comercial de maneira integrada, estimulando a cooperação e o comprometimento do poder público, entidades empresariais e dos empresários na busca da valorização do perímetro.

“O Sebrae/PR é uma das entidades que estão trabalhando no projeto, que por sua vez contribui para o desenvolvimento de um ambiente com empresas mais preparadas do ponto de vista da gestão, qualidade em produtos e serviços, visual de loja, marketing, entre outros. As empresas instaladas no espaço são, ao mesmo tempo, agentes transformadores e beneficiários das mudanças, o que torna fundamental a adesão e participação dos empreendedores que temos em Ponta Grossa”, pondera Joel. 

O Projeto de Revitalização da Rua da Estação atua para potencializar o espaço comercial, gerando ações de mercado, de melhoria na gestão empresarial, resgate histórico e de articulação de investimentos na infraestrutura pública que irão valorizar a região, proporcionando o aumento do fluxo de pessoas no território, atração de novos negócios, fortalecimento do capital social local, cultura de cooperação e melhoria da região na percepção do consumidor e visitantes.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE