PUBLICIDADE

“Acredito que o único jeito de mudar algo é fazendo política”, diz Dirlei

Candidato a vice na chapa de Julio Küller (PMB) ressalta poder de “mudança social” da prática política. Dirlei Cordeiro (PSDC) quer estabelecer “novo marco político” na cidade

Imagem ilustrativa da imagem “Acredito que o único jeito de mudar algo é fazendo política”, diz Dirlei

Candidato a vice na chapa de Julio Küller (PMB) ressalta poder de “mudança social” da prática política. Dirlei Cordeiro (PSDC) quer estabelecer “novo marco político” na cidade

O Jornal da Manhã e o portal aRede iniciaram nessa terça-feira (23) uma série de entrevistas com os cinco candidatos a vice-prefeito de Ponta Grossa. O primeiro a ser entrevistado foi Dirlei Cordeiro (PSDC), vice na chapa de Küller e político experiente nos bastidores. Dirlei falou sobre as propostas da coligação para o município e sobre as motivações para voltar a disputar uma eleição após duas décadas.

Jornal da Manhã: O que te motiva a disputar o cargo de vice-prefeito de Ponta Grossa?

Dirlei Cordeiro: Não adianta a gente ficar em casa no nosso comodismo de criticar os políticos e não fazer nada. É claro que em casa, como empresário, a vida que eu levava era muito mais confortável, mas se eu quero uma cidade melhor eu tenho que fazer alguma coisa. Isso foi a minha principal motivação: poder ser útil e fazer algo de concreto. Acho que só conseguirei mudar o estado de inércia que a nossa sociedade está se eu participar da eleição e se vencermos. Foi uma honra quando o Julio Küller me convidou e queremos agora ser um novo marco na política da cidade, a população não aguenta mais e a Prefeitura está quebrada, o povo precisava de uma opção.

JM: O que te fez unir esforços com Julio Küller?

Dirlei: Quando estamos no meio político e ainda mais no meu cas, organizando um partido político há quase dois anos, nós temos condição de conversar com todos os candidatos. Mas eu optei pelo Julio Küller por causa da história dele, ele está no terceiro mandato de vereador e sabemos que a eleição para a Câmara é a mais difícil que tem. Com a reeleição o Julio mostrou que teve qualidade como vereador e isso acenou que eu estaria no caminho certo. Quando conhecemos a história do Julio, isso fica ainda mais evidente: ele tem o social como bandeira e isso faz dele uma pessoa extremamente preparada para ser prefeito de Ponta Grossa.

JM: O que te motivou a deixar o Partido dos Trabalhadores e começar uma nova caminhada?

Dirlei: Eu me orgulho muito de ter sido militante do PT, desde a fundação, mas eu era um militante que sonhava e acreditava em um partido que constrói casa barata para o povo e oferece universidade de graça para as pessoas carentes. Mas quando percebi que algumas pessoas do PT estavam se juntando com organizações criminosas isso me assustou e me deixou muito triste, porque não foi para isso que gastei tanto tempo da minha vida. Quando chegou em 2013 eu pedi a minha desfiliação e surgiu a oportunidade de construir um novo projeto político com o PSDC aqui em Ponta Grossa. Sempre gostei muito de política e sempre fiz isso nas horas vagas – essa é a única forma de transformar a vida das pessoas.

JM: Como governar Ponta Grossa diante do atual cenário financeiro e político?

Dirlei: Os candidatos que fizerem promessas mirabolantes estarão mentindo. Acho que para governar a cidade quem sentar naquela cadeira e pensar com muita austeridade no gasto do dinheiro público, dinheiro do povo. Uma das nossas primeiras propostas é cortar 20% dos cargos de confiança e nomear servidores de carreira em outros 20% dos cargos - isso desvaloriza o servidor. Só com essa medida vamos fazer uma grande economia e temos que fazer outras ações para fazer da Prefeitura uma boa pagadora – hoje o município virou chacota por dever aos fornecedores.

QUEM

>> Perfil

Dirlei Cordeiro é empresário e tem larga experiência na política de bastidores. Atualmente no PSDC, Dirlei já integrou o Partido dos Trabalhadores (PT) e comandou as campanhas de Péricles de Mello (2012) e de Aliel Machado (2014).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE