PUBLICIDADE

Simepar prevê geada e mínima de 2º C em PG amanhã

Feriado do Dia do Trabalhador deve começar com sensação térmica próximo dos 0º C. Temperaturas seguem muito baixas até, no mínimo, terça-feira (03).

O produtor Romualdo Siuta afirma que uma geada nesta época traz preocupação
O produtor Romualdo Siuta afirma que uma geada nesta época traz preocupação -

Feriado do Dia do Trabalhador deve começar com sensação térmica próximo dos 0º C. Temperaturas seguem muito baixas até, no mínimo, terça-feira (03).

Quem pretende passar o Dia do Trabalhador descansando terá um ótimo motivo para não sair de baixo dos cobertores neste domingo (01). O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) prevê geada e uma temperatura mínima de 2º C para o feriado.

A massa de ar frio que atingiu a região Sul se mantém sobre o estado do Paraná e faz a temperatura despencar. O instituto prevê que o clima se mantenha no mesmo ritmo até, no mínimo terça-feira (03). No entanto, de acordo com os meteorologistas, a situação pode continuar mesmo após a data – já que só será possível realizar previsões mais exatas no início da próxima semana.

Previsão deixa produtores em alerta

Com as temperaturas despencando desde a última segunda-feira (25), muitos produtores estão redobrando a atenção na lavoura, principalmente aqueles que cultivam hortaliças.

Romualdo Siuta é um desses agricultores. Há 25 anos no mercado ele cultiva cenoura, cheiro verde, brócolis e repolho. “Escolhemos essas culturas por serem mais resistentes à geada, principalmente porque nossa região sempre sofre com isso. Em outros anos chegamos a apostar na couve-flor, pepino, abobrinha e pimentão, por exemplo. Só que as perdas foram grandes”, comenta.

Com a eminência de mais uma geada, Siuta diz que na profissão é preciso contar com a sorte. “Vamos torcer que ela não seja forte. Estamos no final de abril e temos vários meses de inverno pela frente. Uma geada agora traz muitas preocupações”, explica.

Com informações do Jornal da Manhã.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE