Dupla de PG está entre os selecionados para festival VEM 2024 | aRede
PUBLICIDADE

Dupla de PG está entre os selecionados para festival VEM 2024

4ª edição do Festival VEM - Voz, Evangelização e Música teve 351 canções inéditas inscritas por compositores e músicos de várias regiões do Brasil. Candidatos selecionados subirão ao palco em agosto, para escolha de vencedores em três categorias

Dupla de PG, Marcio Araújo e Gilmar Guedes pertencem ao ministério Novo Sentido da Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Dupla de PG, Marcio Araújo e Gilmar Guedes pertencem ao ministério Novo Sentido da Paróquia Nossa Senhora de Fátima -

Publicado por Mateus Pitela

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Associação Evangelizar É Preciso, responsável pela organização do VEM - Voz, Evangelização e Música, divulgou a lista dos 16 selecionados para a 4a edição do maior festival de música católica contemporânea do País. Eles irão defender as composições escolhidas, entre 351 canções inéditas inscritas, por uma equipe de pré-seleção formada por grandes nomes da música católica nacional, produtores artísticos e especialistas do mercado fonográfico.

Com a missão de revelar talentos da música católica contemporânea do Brasil, o Festival VEM destacou 73 artistas e somou 1.200 composições inéditas recebidas nas edições anteriores. Entre as novidades da edição de 2024 está o tema central das composições: Jesus das Santas Chagas, devoção abraçada pela Obra Evangelizar. “Neste ano, teremos o tema de Jesus das Santas Chagas para que possamos aproveitar melhor este festival que tem crescido e movimentando o Brasil todo. Nós temos um papel muito importante com a música católica no mundo e, como compositores, temos muito a oferecer através da música”, afirma o fundador da Associação Evangelizar É Preciso, Padre Reginaldo Manzotti.

Com etapa classificatória marcada para 23 e 24 de agosto, o Festival irá levar os 16 participantes a Curitiba, palco das apresentações para o público e jurados. Durante seis dias, eles irão conviver e participar de vivências culturais e espirituais na capital paranaense. A final, marcada para 25 de agosto, irá premiar os escolhidos em três categorias: Melhor Cantor, Melhor Música e Voto Popular.

Entre os selecionados do VEM 2024 está o cantor e compositor Vitor Mendes, de Juazeiro do Norte (CE), que se prepara para a viagem ao Sul do Brasil com a expectativa de alcançar projeção, independentemente do resultado do Festival. “Estou muito entusiasmado com essa porta enorme que Deus me abriu através do VEM. Não é só pela competição, mas pelos contatos que vou fazer. Já é uma vitória, porque sei que ao menos 14 pessoas influentes do meio (da equipe de pré-seleção) sabem que existo, já ouviram alguma coisa minha e gostaram. Quero viver e aproveitar cada etapa do VEM”, diz.

Conhecido em sua cidade pelo trabalho de cantor em cerimônias religiosas, com destaque para os casamentos, o artista deixou a música secular para se dedicar exclusivamente à católica por entender o talento como uma missão. “Tive banda, toquei em bares e restaurantes por nove anos, mas decidi me direcionar à música católica. É que trago em mim, que é o entendimento de que todo dom vem de Deus e que preciso retribuir isso para Ele. Me sentia mal de usar o dom só para ganhar dinheiro. Meu sonho é conseguir sustentar minha família com o trabalho como missionário e cantor católico, oferecendo algo de bom para as pessoas”, completa.

Histórias de fé e superação de todo o Brasil

A 4ª edição do VEM tem representantes de 11 estados, sendo quatro do Nordeste: Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe. O Sudeste tem concorrentes do Rio de Janeiro e Espírito Santo. E sete candidatos selecionados para o Festival irão representar os três estados da região Sul.

O estado com maior número de selecionados é o Paraná, com duas composições de Curitiba, uma de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e uma de Paraíso do Norte, no Noroeste do estado e terra natal de Padre Reginaldo Manzotti. Entre os quatro paranaenses classificados, está a cantora e compositora curitibana Jheni. Ela conta que a notícia da seleção chegou como uma surpresa. “Vi um post com uma lista e, na pressa, não percebi que eram os nomes da equipe de pré-seleção. Pensei que não tinha dado. E aí, quando recebi a ligação com a confirmação de que estava no VEM, foi um susto e uma emoção. Dentro de mim, foi a confirmação do Espírito Santo de que, no momento em que eu decidi dizer sim e voltar a cantar, escolhi o caminho certo”, conta.  

Filha de artistas e em contato com a música desde a infância, Jheni decidiu parar de cantar e compor após um divórcio, seguido da confirmação do câncer da mãe e do próprio diagnóstico de leucemia. “Fiquei dois anos e meio sem mexer com música e migrei para a área de marketing digital. Parei com tudo que estava relacionado à carreira artística e deletei até meu perfil nas redes sociais. Foi dentro do hospital, em 2023, que retornei. Gravamos uma música que compus e acabou virando um hino entre trabalhadores e pacientes. Decidi voltar. Passei por processos muito difíceis e foi durante o tratamento que superei tudo, recuperei minha capacidade de enfrentar os desafios e minha autoestima”, revela.

De volta à música e às redes sociais, a artista e especialista em marketing digital vê no VEM a oportunidade de ampliar o alcance do trabalho, que agora tem como público-alvo pessoas que precisam superar diagnósticos. “Me sinto curada de tudo o que aconteceu e o Festival representa o fechamento de um ciclo de agradecimento por tudo que eu vivi e a abertura de um novo ciclo, da nova Jeniffer que está nascendo: comunicativa, ativa, viva”, comemora.

A superação também é o marco da participação no VEM deste ano do único selecionado do estado do Rio Grande do Sul, devastado pelas enchentes de maio e junho. Colombiano, o cantor e compositor Fello Toro, morador de Gravataí (RS), diz que a força e solidariedade do povo gaúcho no enfrentamento da tragédia climática se tornou a grande inspiração. “Ser selecionado dentro desse contexto teve um significado muito profundo e emocional para mim. Ver a resiliência e união do povo gaúcho diante das adversidades me inspirou muito. A tragédia me ensinou o valor da solidariedade e do  amor ao próximo, que se reflete na minha música. Cada melodia que faço carrega a esperança por dias melhores, algo que o povo gaúcho me ensinou”, afirma.

A conexão do cantor, compositor e missionário com o Brasil começou na Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, em 2013. “Naquele ano, conheci a mulher que agora é minha esposa. A gente já tem um filhinho bem bonitinho. Fomos juntos à Jornada no Panamá, em 2019. E, depois da pandemia, viemos para o Brasil. Hoje sou o colombiano mais brasileiro do mundo”, brinca.

Do Centro-Oeste, o VEM 2024 tem três selecionados: dois do Mato Grosso do Sul e a cantora e compositora, Cristina Souza, de Nova Mutum (MT). Protestante por 20 anos, ela se converteu ao catolicismo há seis anos, quando começou a frequentar a Igreja com o esposo. No ano passado, decidiu deixar a carreira na iniciativa privada para se dedicar à música católica. "Cantar é meu dom e é o que eu amo fazer. A seleção para o VEM é a realização de um sonho que deixei de lado por anos. Comecei na música aos 11 anos. Na infância e adolescência, fiz aulas de canto e técnica vocal, cantei em festivais e concursos e cheguei a gravar um CD com 10 músicas autorais. Mas tive medo das dificuldades de viver da música e coloquei o sonho em uma 'caixinha fechada' quando fui mãe”, lembra.

Na Igreja Católica, a artista voltou a cantar. “Eu tenho um testemunho para contar, porque sou uma ex-protestante que abraçou a fé por Nossa Senhora.  Estar no VEM cantando para o Brasil inteiro é uma graça alcançada por intercessão Dela. Quando conheci artistas da música católica, como Tonny Alisson, Frei Gilson e Anjos do Resgate, que foi meu primeiro show católico, comecei a me imaginar cantando profissionalmente na Igreja Católica. Com o VEM, minha caixinha se abriu. Só de ganhar a produção musical para a apresentação, com um arranjo lindo para a minha música, já considero que recebi um grande presente. O maior propósito no Festival não é ficar famosa e nem ganhar dinheiro. É evangelizar e levar a palavra de Deus a quem está precisando por meio da música”, conclui.

Com seus talentos e histórias de superação e fé, os selecionados para o Festival VEM irão concorrer a premiações inéditas na edição de 2024. O vencedor da Melhor Composição fará uma viagem peregrinação internacional com acompanhante e todas as despesas pagas, além de ter a oportunidade de gravar a música vencedora com a participação especial do Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Associação Evangelizar É Preciso.

O Melhor Intérprete receberá um videoclipe produzido pela TV Evangelizar e fará uma apresentação no palco do Evangelizar Fortaleza, evento que já levou 2 milhões de pessoas à Praia de Iracema e deu a Manzotti o título de “Padre que arrasta multidões”. O vencedor do Voto Popular terá seis meses de Orientação Vocal e seis meses de assessoria em marketing digital voltado à indústria musical. Além dos prêmios, os três vencedores terão suas músicas gravadas e produzidas em estúdio.

Confira a lista de selecionados para o VEM 2024:

Almir Jorge | 27 anos | Carira – SE Composição: Tuas Santas Chagas - Diocese: Arquidiocese de Aracaju Paróquia: Paróquia Santa Cruz e Sagrado Coração de Jesus

Bianca Corrêa | 26 anos | Curitiba-PR Composição: Pela Sua Dolorosa Paixão - Diocese: Arquidiocese de Curitiba Paróquia: Santuário da Divina Misericórdia

Caio Cirqueira| 31 anos | Vila Velha – ES (Nasceu em Itagimirim-Ba) Composição: Repouso bem seguro - Diocese: Arquidiocese de Vitória Paróquia: Nossa Senhora das Graças

Cristina Souza | 34 anos | Nova Mutum – MT Composição: Foi por mim - Diocese: Diamantino Paróquia: Sagrada Família

Danyllo Oliveira | 40 anos | Araranguá-SC Composição: As Santas Chagas - Diocese: Diocese de Criciúma Paróquia: Paróquia Santuário Nossa Senhora mãe dos Homens

Junio Pessoa| 30 anos | Abreu e Lima - PE Vai interpretar a composição de Éder Silva: Sacrifício Perfeito - Diocese: Olinda e Recife

Ely Policarpo | 34 anos | São Gabriel do Oeste – MS Composição: Confia e Vem - Diocese: Diocese de Caxim Paróquia: Nossa Senhora Aparecida

Iury Souza| 26 anos | Purilândia – RJ Composição: Iniquidade - Diocese: Campo dos Goytacazes Paróquia: Santo Antônio de Porciúncula

Jheni | 31 anos | Curitiba – PR Composição: Amor Infinito - Diocese: Arquidiocese de Curitiba

Silvia Rodrigues | 37 anos | Três Lagoas – MS Intérprete da composição de Nilda Rodrigues: Mãos Chagadas - Diocese: Três Lagoas

Lucas Eduardo | 24 anos | São Bento do Sul – SC Composição: Chagas do Amor - Diocese: Joinville Paróquia: Nossa Senhora de Aparecida

Novo Sentido (Marcio Araújo E Gilmar Guedes) | 44 e 29 anos | Ponta Grossa – PR Composição: Homem das Dores - Diocese: Diocese de Ponta Grossa Paróquia: Nossa Senhora de Fátima

Marcão Neto | 32 anos | Jaguarari – BA Composição: Tocam em Mim - Diocese: Diocese de Senhor do Bonfim Paróquia: Nossa Senhora do Pilar

Vitor Mendes | 34 anos | Juazeiro do Norte – CE Composição: Eterno Amor - Diocese: Crato Paróquia: Nossa Senhora das Candeias

Fello Toro | 40 anos | Gravataí – PR Composição: Te Canto a Ti - Diocese: Arquidiocese de Porto Alegre Paróquia: Nossa Senhora das Graças

Wilson Maya | 36 anos | Paraíso do Norte – PR Composição: Fonte de amor e perdão - Diocese: Paranavaí Paróquia: Nossa Senhora Aparecida – Paraíso do Norte

Imagem ilustrativa da imagem Dupla de PG está entre os selecionados para festival VEM 2024
 

Com informações das Assessorias 

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp
PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE