PUBLICIDADE

Moda aposta na criatividade e valorização de peças únicas

Coluna Estilo e Moda por Silvana Hass desta semana (18/09)

Moda aposta na criatividade e valorização de peças únicas.
Moda aposta na criatividade e valorização de peças únicas. -

Coluna Estilo e Moda por Silvana Hass desta semana (18/09)

Pronunciar sobre o futuro é, de fato, uma tarefa bastante ousada e complexa.

Por se tratar de uma dinâmica social, os diferentes segmentos desta área expõem traços peculiares e polos específicos exercendo influência e sendo influenciada, portanto, mesmo elucidando os temas que dão origem as tendências que também está sujeita as mudanças, no entanto, as mudanças ocorrem de forma suscetível incluindo desejos individuais determinados ao longo de uma temporada.

Além do contexto da mensagem as tendências, portanto, tem prestígio significativo graças à sua capacidade norteadora, por se ponderar basicamente em predisposições futuras, apontando para determinadas propostas estéticas.

Os últimos anos têm sido de destaque para o artesanato no universo na moda, seja pela necessidade de um novo modelo de negócio ou como atribuição de valores tradicionais para uma estética de visual único, o que se configura como a essência principal do fenômeno de moda.

O artesanato já abriu os caminhos no cenário da moda identificando as tipologias utilizadas, mas acabou se perdendo com a industrialização. Porém, vê-se que nos últimos anos há um retorno dos trabalhos manuais ( feito a mão ). Embora ainda de forma discreta, as semanas de moda exibem ornamentos manuais como o ponto de destaque de suas coleções que há muitos anos haviam cedido lugar para as máquinas. Memórias e técnicas passadas se apresentam por meio do artesanato para os looks de verão 2022.

Trabalhos manuais de crochê estão representadas em: tops de crochê, vestidos, calças entre outras peças do momento. Com seu perfurado, o visual de crochê é leve e arejado o que atendem a um importante requisito para temperaturas mais elevadas.

E dentro deste contexto, a utilização de técnicas antigas passada entre gerações, que atingiram as mais diversas culturas está sendo privilegiada. Muito mais que uma tendência é a valorização de nomes esquecidos de como senhoritas que em décadas atrás bordavam seu enxoval essa memória contribui substancialmente com processo de releitura onde o conhecimento repassado são agregados ao resultado da peça. E já assinam marcas de alto luxo com pontos de crochê moderno. Um dos modelos apresentados teve inspiração nas redes de pescadores, o que surpreendeu com a habilidade de interpretar a características com o crochê onde vestidos com esta proposta eram muito sofisticados a ponto de não precisar de complementos e com certeza serão os mais presentes na moda verão.

Esta tendência de roupas de crochê não se restringe como citei no texto a uma peça e sim a uma pluralidade com estas referências que seguem direto para as ‘vitrines’, como também para as ruas.

Para beach clothes (roupas de praia) a calça em crochê está em alta assim como os biquínis, bolsas brincos e pulseiras para o alto verão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE