PUBLICIDADE

Diversidade marca a etapa regional do 32º FUC

Mai de 500 pessoas assistiram as apresentações na noite dessa quinta-feira (13)

Imagem ilustrativa da imagem Diversidade marca a etapa regional do 32º FUC
-

Mai de 500 pessoas assistiram as apresentações na noite dessa quinta-feira (13)

A 32ª edição do Festival Universitário da Canção começou nesta quinta (13) com a apresentação de 12 músicas selecionadas de artistas locais, com um público de mais de 500 pessoas. As canções concorreram às três vagas para a grande final do festival, além dos prêmios de Melhor Letra, Melhor Intérprete e Júri Popular.

A banda 'A Coisa' encerrou a noite. O show contou com músicas autorais e grandes sucessos da música brasileira, em versões adaptadas ao estilo da banda, que venceu a etapa regional do FUC em 2013 e ficou em terceiro lugar na etapa nacional, com 'Ode ao Ade'.

O professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, destaca a oportunidade dada às bandas locais para se apresentar em um grande palco, com grandes artistas brasileiros. "A grande variedade de músicas nesta edição representa a diversidade da produção cultural brasileira", aponta.

A grande vencedora da noite foi a música 'Maçã', da banda A Vera. A canção conquistou o primeiro lugar, o Júri Popular e o prêmio de Melhor Letra. As artistas, que também ganharam a etapa regional do FUC em 2017, contam que não esperavam o sucesso nesta edição, por ser uma proposta totalmente diferente da anterior: "Para nós, a sensação é fechamento de um ciclo. A gente começou no FUC e, dois anos depois, estamos aqui novamente".

A música 'Mugir ou Relinchar', de Camilo Fink e Os Caiporas, garantiu o segundo lugar; e 'Yawara', de Célia Cunha, ficou em terceiro lugar. Estas três canções seguem para a grande final do FUC, no sábado (15). Além disso, foram premiados como melhores intérpretes a dupla Vívian e Álvaro Bueno, com a música 'Presença'. Os jurados foram Alonso Figueroa, Bruna Lucchesi e Thiago Xavier de Abreu.

Representatividade

A noite foi marcada, ainda, pela primeira apresentação de uma drag queen no Festival Universitário da Canção. Lilo participou do festival com sua primeira composição autoral, 'Sangue Bom'.

A cantora drag conta da expectativa para a participação, já que o trabalho tem um caráter mais comercial, que normalmente não ganha os palcos dos festivais da canção, e ressalta a importância de sua participação, como artista LGBT. "A gente precisar estar, ocupar e resistir nestes espaços, mostrar que a gente existe e que somos artistas como os outros. Estou muito feliz pela participação no FUC", destaca.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE