PUBLICIDADE

Secretaria amplia frentes de obras em diferentes bairros de PG

A pasta estime recuperar 100 km em vias pavimentadas somente em 2024

Secretário Eduardo Marques destaca trabalhos da pasta de Serviços Públicos, em Ponta Grossa
Secretário Eduardo Marques destaca trabalhos da pasta de Serviços Públicos, em Ponta Grossa -

Ponta Grossa deverá ter mais de 100 km de asfalto recuperado até o cumprimento do atual mandato do Executivo. A afirmação foi feita pelo secretário Municipal de Serviços Públicos de Ponta Grossa, Eduardo Marques. Ele ainda ressaltou que a pasta trabalha com um orçamento de R$ 200 milhões, em 2024. Marques concedeu entrevista ao Portal aRede, nesta segunda-feira (10).

"Hoje, já atingimos 70 km de vias revitalizadas. E temos mais um contrato que provavelmente vai estar vigente a partir do próximo mês, onde vamos chegar a mais de 100 km, somente nesta gestão", disse o secretário. Eduardo Marques, ao comentar sobre os trabalhos da Secretaria de Serviços Públicos, destaca que a pasta conta com várias frentes de trabalho. "A responsabilidade da nossa secretaria é a manutenção de tudo o que já é existente [...] De quatro anos atrás pra cá deixamos de ter cinco equipes para contar com 40, então temos várias frentes de trabalho, seja na manutenção de vias, em galerias, em passeios e até mesmo iluminação pública", ressalta.

Eduardo Marques afirma que o foco principal da Secretaria de Serviços Públicos é 'pensar na frente', ou seja, na manutenção preventiva. "Hoje a cereja do bolo da nossa secretaria é a pavimentação, o recape", revela. O chefe da pasta explicou uma das formas de atuação da secretaria. "Por exemplo, por muito tempo a Balduíno Taques trabalhou somente com o 'tapa-buraco'. Esse serviço não conseguia mais dar conta, eram muitas equipes fazendo o mesmo trabalho no mesmo local. O que precisa ser feito? Investir um valor a mais, mas que vai resolver o problema por cinco ou seis anos", exemplifica.

Perguntado sobre a escolha das vias a receberem melhorias, Eduardo Marques destacou que se trata de uma escolha técnica. "São ruas onde passam mais veículos, onde se faz as ligações de bairros ou ligação do Centro para o bairro. Estamos dando preferência para estas vias, justamente por serem as vias com maior fluxo de veículos", justifica o secretário.

Sobre a iluminação pública, o secretário foi questionado quanto ao andamento dos trabalhos das substituições das atuais lâmpadas, por iluminação de led. Ele revelou que três mil pontos já tiveram as lâmpadas trocadas. Ao todo, serão 50 mil pontos que terão a iluminação pública substituída. "Esse trabalho seria iniciado somente a partir de setembro, mas nós trabalhamos para que pudesse se antecipar. Fazemos a substituição por led desde março", relata. Eduardo Marques projeta que, até em setembro, cerca de 50% do serviço de substituição das lâmpadas de iluminação seja realizado.

 A Secretaria de Serviços Públicos também concentra trabalhos em desobstruir galerias de águas pluviais, as populares 'bocas-de-lobo' por onde escorrem as águas das chuvas. O secretário Eduardo Marques revelou que são cerca de 20 a 30 toneladas de lixo e restos de construção que são retiradas mensalmente dessas galerias, em Ponta Grossa. "Nosso caminhão hidrojato não para, diariamente ele está nas vias fazendo esse tipo de trabalho", destacou.

Para conferir a entrevista completa, clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE