PUBLICIDADE

Estado repassa R$ 9,7 mi para o novo Hospital do Câncer de PG

A autorização do investimento será realizada pelo secretário da Pasta, Beto Preto

A autorização do investimento será realizada pelo secretário da Pasta, Beto Preto
A autorização do investimento será realizada pelo secretário da Pasta, Beto Preto -

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), assinará nesta sexta-feira (24), o repasse de R$ 9,7 milhões para a Santa Casa de Misericórdia. O recurso será utilizado para reformar o antigo Hospital Evangélico, onde será instalado o novo Hospital do Câncer de Ponta Grossa. A autorização do investimento será realizada pelo secretário da Pasta, Beto Preto.

Antigo sonho do município ponta-grossense, o novo ‘Ambulatório Oncológico da Santa Casa’ deverá se tornar referência no tratamento de câncer nos Campos Gerais. O evento que confirmará o repasse à Santa Casa ocorrerá a partir das 10h, na sede da instituição, localizada na rua Doutor Francisco Búrzio, número 774. Uma coletiva de imprensa também ocorrerá no local.

PARCERIA - O recurso é resultado de um convênio firmado entre a unidade hospitalar e a Santa Casa de Misericórdia. Estão previstos 42 leitos de quimioterapia e 14 consultórios para atendimento ambulatorial. Além da demanda de saúde, o projeto também deve gerar novos empregos, a partir da contratação de médicos e profissionais de enfermagem.

Atualmente, 1,2 mil pacientes fazem quimioterapia na Santa Casa. Com o ‘Ambulatório Oncológico’, a expectativa é que o número de pacientes atendidos dobre. A capacidade de consultas também deve ser ampliada, saltando de 2,2 mil atendimentos ambulatoriais para 3,3 mil. Hoje, a instituição filantrópica atende pacientes de 28 municípios dos Campos Gerais.

OBRA - A licitação para reforma do antigo Hospital Evangélico foi publicada em 15 de janeiro de 2025 e prevê a contratação de uma empresa de construção civil para realização do serviço. Conforme laudo, a estrutura do edifício continua estável e segura. O projeto prevê a instalação de novos sistemas elétricos, hidrossanitários, de gases medicinais e de ar condicionado.

Interessados podem encaminhar propostas até 3 de fevereiro. A expectativa é que as obras iniciem ainda no mês de março. A iniciativa prevê a implantação e disponibilização de estrutura mais atual e eficiente, que fortalecerá a rede de atenção à saúde da região. A ampliação deverá contribuir para o aumento no número de pacientes, tornando Ponta Grossa referência em tratamento oncológico.

LIDERANÇAS - Além de Beto Preto, o evento desta sexta-feira (24) deverá ter a presença de diversos políticos e representantes. São eles: a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União); o deputado federal Aliel Machado (PV); vereadores do Município, como o presidente do Legislativo Júlio Küller (MDB); além do provedor da Santa Casa, Juarez Antônio Carvalho.

Outros nomes também são aguardados no evento, como o ex-deputado Plauto Miró Guimarães Filho, os deputados estaduais Fábio Oliveira (Podemos), Flávia Francischini (União) e Márcia Huçulak (PSD), representantes de Ponta Grossa na Assembleia Legislativo do Estado do Paraná (Alep), e deputado estadual e líder nos Campos Gerais, Moacyr Fadel (PSD).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE