Política
Grupo aRede fará nova sabatina com candidatos à Prefeitura de PG
Grupo aRede definiu, em reunião junto dos representantes de cada postulante ao Poder Executivo, as regras do debate que será promovido em 3 de outubro
Kadu Mendes | 10 de setembro de 2024 - 06:06
O Grupo aRede promoverá uma segunda rodada de sabatinas com os candidatos à Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Entre os dias 23 e 27 de setembro, os prefeituráveis retornarão para os estúdios do portal para nova rodada de entrevistas, dessa vez em um formato diferente. Além disso, nesta segunda-feira (9), o Grupo aRede definiu, em reunião junto dos representantes de cada postulante ao Poder Executivo, as regras do debate que será promovido em 3 de outubro.
O esquema especial de cobertura busca permitir que os eleitores possam adquirir o máximo de informações a respeito dos candidatos, para que no dia da eleição façam uma escolha que vá de encontro com a forma que enxerga as necessidades da cidade. Para o diretor do Grupo aRede, jornalista Eloir Rodrigues, esta é mais uma iniciativa do grupo de comunicação em prol da democracia. "Estamos realizando diversos projetos para auxiliar os eleitores neste período eleitoral. A promoção de uma nova sabatina possibilitará que os candidatos discutam e apresentem suas ideias à população”, destaca. Rodrigues também lembra sobre a importância de se realizar o debate entre os candidatos. "O Grupo aRede realizará o último debate entre os postulantes à Prefeitura de Ponta Grossa. Devido à proximidade com o primeiro turno, será um momento decisivo para os próximos quatro anos de Ponta Grossa. Estamos preparando uma grande estrutura aos ponta-grossenses", finaliza.
SABATINAS - A segunda rodada de sabatinas acontece na última semana deste mês e a ordem dos candidatos foi definida através de sorteio. O primeiro a ser entrevistado é Marcelo Rangel (PSD), no dia 23. Um dia depois será a vez de Elizabeth Schmidt (União). Na sequência, Mabel Canto (PSDB) será sabatinada em 25 de setembro. Depois, no dia 26, Aliel Machado (PV) responde aos questionamentos. Por fim, em 27 de setembro, Magno Zanellato (Novo) encerra a segunda série de sabatinas. Todas as entrevistas terão início às 10 horas.
As regras dessa segunda rodada de sabatinas terão algumas alterações com relação a primeira série de entrevistas. Os candidatos não terão tempo limite para responder os questionamentos e os jornalistas poderão fazer intervenções a todo o momento. Somente os candidatos à Prefeitura serão sabatinados, os vices não serão entrevistados nessa segunda rodada. A ideia é que a entrevista flua como uma conversa para que haja uma melhor dinâmica e que assim seja possível uma melhor compreensão do conteúdo da sabatina por parte do público.
DEBATE - Em 3 de outubro, às 20 horas, os cinco candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa se reunirão na nova sede do Grupo aRede para a realização do último debate eleitoral do primeiro turno das eleições, conforme data limite estipulada pela Justiça Eleitoral.
O debate eleitoral é uma tradição do Grupo aRede. O evento será transmitido ao vivo em todas as plataformas digitais do Portal aRede e do Jornal da Manhã. O debate contará com regras específicas, que foram apresentadas aos representantes dos candidatos nesta segunda-feira. A Justiça Eleitoral já foi oficiada sobre o debate.
PRESENÇAS NA REUNIÃO - Cada candidato enviou um representante para o encontro dessa segunda-feira, ocorrido na nova sede do Grupo aRede. O jornalista Alysson Santos, do grupo de Aliel Machado (PV) esteve na reunião. O presidente do partido Novo, João Vicente, representou Dr. Magno Zanellato. A candidata à reeleição, Elizabeth Schmidt (União) esteve representada por Alberto Portugal. Enquanto Tainá Oliveira representou o grupo de Mabel Canto (PSDB). Por fim, Tânia Issa, do grupo de Marcelo Rangel (PSD) marcou presença no encontro. Autoridades da Guarda Civil Municipal (GCM), do Trânsito Viário e da Polícia Militar (PM) estiveram presentes na reunião para acertar os detalhes da segurança do debate.