PUBLICIDADE

Aliel faz balanço de 2021 e prioriza diálogo na Câmara

Deputado federal destaca recursos enviados para as cidades e lembra parceria com o HU-UEPG no combate à covid-19.

Aliel Machado Bark (PSB), deputado federal e representante de Ponta Grossa.
Aliel Machado Bark (PSB), deputado federal e representante de Ponta Grossa. -

Deputado federal destaca recursos enviados para as cidades e lembra parceria com o HU-UEPG no combate à covid-19

União entre os Poderes e as lideranças políticas, em prol do desenvolvimento da comunidade. É assim que o deputado federal do Paraná e representante de Ponta Grossa, Aliel Machado Bark (PSB), avalia seu trabalho na Câmara dos Deputados em 2021. Em entrevista para o Portal aRede, o parlamentar vê este ano como “desafiador”, por conta da pandemia da covid-19, e analisa como foram os trabalhos realizados em conjunto com o Governo Estadual e também Municipal.

No início da conversa, Aliel foi questionado sobre a sua participação e parceria com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG). Ele destacou que o diálogo foi importante e ressaltou os recursos conquistados para o Município, principalmente no Hospital Universitário (HU-UEPG), que foi referência no enfrentamento à pandemia na região dos Campos Gerais. “É nossa obrigação, tendo um cargo público, criar um diálogo para melhorar a vida das pessoas. Nós conseguimos investimentos importantes para a cidade na Infraestrutura, na Educação, no Esporte e principalmente na Saúde. A parceria é importante”, ressalta o deputado ponta-grossense.

Atuante também em outras cidades paranaenses, o parlamentar fez um breve resumo sobre os trabalhos realizados na região dos Campos Gerais. “Nosso mandato atende mais de 120 municípios e esse diálogo também é importante, já que as cidades menores precisam ainda mais de apoio. Eles têm dificuldades em conquistar esses recursos e depende da atuação do parlamentar para viabilizar essas quantias. Conseguimos verbas vultuosas e importantes para os município da região, onde a gente tem uma grande parceria e um trabalho muito forte”, avalia Aliel, que atendeu cidades como Carambeí, Ipiranga e Imbituva.

Vacinas contra a covid

Na sequência, ao ser questionado sobre a aquisição de imunizantes contra o coronavírus – o parlamentar, desde o princípio, cobrou agilidade na compra da vacina –, ele criticou o Governo Federal pela demora e negligências realizadas no decorrer da pandemia. “Cometeu erros gravíssimos. Negou a gravidade da pandemia e depois a Ciência. Principalmente o presidente da República preferiu a narrativa Política, e isso custou a vida de muitos brasileiros. É preciso que todos respeitem o trabalho da Ciência, as conquistas que ela nos trouxe”, explica.

Além disso, Aliel comenta que “não foi apenas a vacina, foi em relação a aglomeração, ao uso de máscaras, a briga política com governadores e prefeitos do Brasil inteiro e isso acabou prejudicando o combate à pandemia”, critica o deputado federal.

Trabalho na Câmara dos Deputados

Neste ano de 2021, Aliel foi nomeado presidente de duas Comissões dentro da Câmara dos Deputados: Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI); e Comissão Especial da Condenação em 2ª Instância. Sobre os trabalhos realizados pelos ‘Grupos’, o parlamentar destaca os debates sobre a pandemia, a implementação da tecnologia 5G e a própria condenação em 2ª Instância. “Foi um grande orgulho para mim o diálogo criado com as nossas universidades”, comenta no caso da CCTCI.

Já sobre a ‘Comissão Especial’, Aliel comemora a reativação do ‘Grupo’. “É um projeto extremamente polêmico. Trata não somente da questão Penal, mas de diversas outras áreas. Colocamos em votação no final deste ano. Infelizmente por conta de articulação política daqueles que não queriam a aprovação, a votação precisou ser adiada. Continuamos firmes e fortes defendendo essa pauta, boa e importante para o nosso país”, lembra.

Governo Municipal

Em relação à atuação da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa no enfrentamento à pandemia, Aliel lamenta algumas decisões, mas lembra que o momento era novo para todos, por isso ele coloca como “desafiador”. “Todas as decisões era algo muito difícil de se avaliar. Nós não tínhamos passado por uma situação como essa. Eu entendo que quando não se tem certeza das coisas, é preciso ouvir a parte técnica, os especialistas. É preciso entender que não pode ter narrativa política”, diz.

Além disso, ele completa: “Sobre Ponta Grossa, me entristece muito a notícia de que nós tivemos o vencimento de vacinas. Isso é um descaso e precisa ser apurado com rigor. Vejo que é preciso ter união de todos, mas é um momento muito difícil. Eu prefiro, neste momento, fazer críticas àquilo que acontece pontualmente, para tentar corrigir e melhorar”, comenta Aliel.

Governo Estadual

Já os trabalhos realizados em conjunto com o governo de Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), o deputado destaca a parceria para atender as demandas dos municípios paranaenses. “Vejo que isso é muito importante, porque potencializa o poder de investimento”, lembra Aliel sobre a ação conjunta para a entrega da nova ala do Hospital Universitário da cidade. Por outro lado, o parlamentar fez críticas sobre algumas atitudes do Governo Estadual, principalmente na área da Educação. Segundo ele, há “falta de diálogo com os professores e funcionários públicos”.

Outra situação comentada pelo deputado é com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). “É muito grave, essa questão do aumento de valores, a venda de ações específicas. Não concordo com isso, acho um equívoco em relação ao governo”, finaliza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE