Lideranças de PG criticam contradições da OMS

Marcelo Rangel e Marcio Pauliki apontaram problemas nas recomendações da Organização – como o ‘mal-entendido’ sobre transmissão de assintomáticos

As declarações da infectologista Maria Van Kerkhove, responsável técnica pela equipe de combate à Covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre a transmissão de pacientes assintomáticos, repercutiu mal entre lideranças políticas de Ponta Grossa, do Paraná e em todo o país. A especialista falou que pessoas assintomáticas teriam uma transmissão muito rara – o que foi explicado por Maria, posteriormente em coletiva de imprensa, como um “mal-entendido”.

O prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel, que já havia criticado de forma efusiva o posicionamento da OMS sobre as máscaras, falou sobre o tema no seu programa de rádio na Mundi FM pela manhã e através das redes sociais posteriormente. “Vai para o raio que o parta, OMS. Vem estudar Ponta Grossa”, disparou no início desta terça-feira (9). O gestor subiu o tom no período da tarde.

Desta vez, Rangel falou sobre três casos: as máscaras, o estudo revisado sobre a hidroxicloroquina e dos pacientes assintomáticos. “Sou eu o implicante com a OMS? Eles recebem milhões de dólares para dar as diretrizes para o mundo. Qual diretriz? Máscaras, não recomendaram nada, só depois das cidades e países adotarem por si próprios, e a ‘lambança’ da cloroquina que foi suspensa por um estudo de fundo de quintal e agora volta a ser estudada”, citou o chefe do Executivo ponta-grossense.

Informações equivocadas sobre morte de crianças, falta de alerta aos países europeus sobre questões como isolamento ou distanciamento, problemas com a Suécia, exemplo dado acerca de Singapura que teve aumento repentino de casos (onde a OMS voltou atrás), o anúncio que apenas máscaras triplas de pano protegiam mais e, por fim, a questão levantada pela Organização entre segunda e terça-feira sobre pacientes sem sintomas.

“E, o que eu faço com as famílias de Ponta Grossa, que pegaram a doença e mesmo assintomático passaram para a família inteira? E, as crianças assintomáticas? Já deu. São muitos erros que custaram milhares de vidas. Me desculpem, mas isso não está certo”, conclui o prefeito de Ponta Grossa.

Quem também levantou a questão de forma crítica foi o empresário e presidente do Solidariedade (SD) no Paraná, Marcio Pauliki. “Se as pessoas que estão infectadas, mas sem sintomas/assintomáticas não passam o vírus para frente, então o isolamento social/quarentena, serve apenas para quem tem sintomas? Prevenir a saúde e manter a economia girando sempre foi o maior desafio por conta do isolamento social”, citou Pauliki.

E, complementa. “Mas, se esta nova informação da OMS se comprovar, então o ‘fique em casa’ para 2/3 da população não serviu para nada? Muito estranho tudo isso. Se a OMS voltar atrás, perde a pouca confiabilidade que ainda tem”, complementou o empresário, sem pontuar sobre o novo discurso da infectologista, que disse tudo ser um ‘mal-entendido’.

Outras críticas

Não apenas as lideranças de Ponta Grossa direcionaram as críticas a Organização Mundial da Saúde. O deputado federal Paulo Eduardo Martins, presidente do PSC no Paraná, divulgou várias imagens em suas redes sociais sobre as incongruências de Maria. “Em abril, a mesma OMS falou que transmissões de assintomáticas representavam até 60% dos casos”, comentou.

Ferrenho crítico da Organização desde o início da pandemia, o presidente da República Jair Bolsonaro fez questão de fixar seu tweet sobre o caso. “Após pedirem desculpas pela Hidroxicloroquina, agora a OMS conclui que pacientes assintomáticos (a grande maioria) não têm potencial de infectar outras pessoas. Milhões ficaram trancados em casa, perderam seus empregos e afetaram negativamente a Economia”, escreveu.

TJ confirma condenação de falso nutricionista

TJ confirma condenação de falso nutricionista...

UTFPR e UFPR se destacam em ranking global

UTFPR e UFPR se destacam em ranking global...

Obras podem deixar vilas de PG sem água nesta terça-feira

Obras podem deixar vilas de PG sem água nesta terça-feira...

Diocese pede para fiéis ficarem em casa durante Corpus Christi

Diocese pede para fiéis ficarem em casa durante Corpus Christi...

Diferencial no delivery é sucesso na Pizzaria Halley

Diferencial no delivery é sucesso na Pizzaria Halley...

Jogo educativo estimula alunos durante a pandemia no Paraná

Jogo educativo estimula alunos durante a pandemia no Paraná...

PR divulga novo mapeamento de cobertura vegetal

PR divulga novo mapeamento de cobertura vegetal...

PR tem sete mil casos e 234 mortos pelo coronavírus

PR tem sete mil casos e 234 mortos pelo coronavírus...

Prefeitura de Castro lança projeto para testagem da Covid

Prefeitura de Castro lança projeto para testagem da Covid...

Confira a Coluna RC desta Terça-Feira (09-06)

Confira a Coluna RC desta Terça-Feira (09-06)...

Confira seu horóscopo para esta Terça-feira (09/06)

Confira seu horóscopo para esta Terça-feira (09/06)...

Capa da edição desta terça-feira (09/06/2020) do JM

Capa da edição desta terça-feira (09/06/2020) do JM...

Porto de Paranaguá retoma exportação de veículos

Porto de Paranaguá retoma exportação de veículos...

Providências exigidas pelo MP

Providências exigidas pelo MP...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS