PUBLICIDADE

Ricardo Zampieri alerta sobre falta de médicos nas UBS de PG

Imagem ilustrativa da imagem Ricardo Zampieri alerta sobre falta de médicos nas UBS de PG
-

Vereador cobra contratação emergencial de médicos para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde

O vereador Ricardo Zampieri (PSL) cobrou a Prefeitura de Ponta Grossa quanto à debandada de médicos do quadro de servidores municipais. Dos 54 profissionais que atendiam a população nos postos de saúde, 22 deixaram os cargos no início do ano, segundo o parlamentar. A saída em massa chamou a atenção do vereador, que cobra uma ação rápida da administração municipal em relação ao tema, com a contratação emergencial de médicos na cidade, para repor a demanda. 

Para Zampieri, é obrigação do poder Executivo fazer com que os médicos sejam repostos imediatamente, já que existem mecanismos na administração pública que permitem a contratação de novos profissionais. “A Prefeitura tinha ciência que as baixas ocorreriam e poderiam ter se programado para evitar o caos nas unidades de saúde. Agora, a situação exige um emergencial, e é o que estamos cobrando”, explica. O vereador ainda ressalta que a Saúde Pública precisa ser tratada como prioridade e respeito. 

Não é a primeira vez que o vereador cobra a prefeitura em relação à contratação de profissionais. A bandeira é levantada desde o final de 2018, quando a crise envolvendo os médicos nos postos de saúde se instalou em Ponta Grossa. “Nossa população está sem atendimento nas unidades de saúde porque não existe gestão no poder Executivo. É preciso saber lidar com esses problemas urgentes e resolve-los da maneira mais rápida possível. Quanto mais isso se estende, mais as pessoas sofrem”, lembra.

Durante a semana, Zampieri encaminhou uma moção de apelo ao presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leandro Soares Machado, para que sejam autorizadas a contratação emergencial de 18 profissionais da área - como forma de minimizar o problema na cidade.

Prefeitura faz concurso para preencher vagas

Através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ponta Grossa (PMPG), a Fundação de Saúde (FSM), 20 profissionais médicos deixaram as Unidades Básicas de Saúde, todos ligados ao Programa mais Médicos. Segundo o município, esses profissionais não são repostos e não precisam realizar aviso prévio. 

“As Equipes de Saúde da Família estão trabalhando todos os dias para atender a população. Todas elas contavam com profissionais médicos, a medida que acontecem os desligamentos a Atenção Primária está realizando escalas, para que nenhuma UBS fique sem o atendimento médico”, diz a nota.

O município também informou que já realizou a contratação dos profissionais médicos que haviam passado em concurso público anteriores. Além disso, a FMS já lançou novo concurso público para preencher as vagas.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE