Após manifesto, Sindicato quer diminuição de 20% dos comissionados

Protesto foi organizado de maneira autônoma e questiona o fim das horas-extras. Serviços prestados serão “remanejados”

A semana começou com protesto no Parque de Máquinas da Prefeitura de Ponta Grossa. Funcionários que atuam o local realizaram um protesto pacífico na manhã desta segunda-feira (3) - o manifesto é provocado pelo corte de horas-extras determinados pelo município. De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais (SindServ), boa parte dos funcionários que atuam no Parque de Máquinas tem salários “muito baixos” e terão dificuldades de se manter. 

O Parque de Máquinas reúne funcionários que atuam, especialmente, na pasta de Serviços Públicos, comandada por Marcio Ferreira. Através da assessoria de imprensa, Ferreira afirmou que se reuniu em uma conversa com os servidores e explicou a situação sobre o remanejamento da carga horária e dos serviços prestados para que não seja necessário cumprir horas extras.

De acordo com Roberto Ferensovicz, presidente do SindServ, havia um manifesto programado para essa terça-feira (4), mas os sindicalistas anteciparam a visita após o manifesto desta segunda-feira (3). “Fomos lá para organizar e dar os encaminhamentos. Neste terça-feira [4] estaremos lá novamente para levar alguns documentos e uma abaixo assinado”, contou o sindicalista.

“O problema foi o corte das horas-extras. Muitos trabalhadores possuem salário muito baixo, com essa medida muitos irão ter dificuldades até para se.alimentar ou pagar aluguel no final de fevereiro”, disse Roberto. O presidente do SindServ afirma que a reivindicação é de que seja criado, através de lei municipal, um vale alimentação para remediar a situação e equiparar o salário dos trabalhadores que atuam no Parque de Máquinas.

“Outra questão que vamos colocar na mesa de discussão é o afastamento imediato de servidores comissionados, pois os cortes só estão atingindo só os servidores efetivos. Também vamos discutir a redução de estagiários”, afirmou o sindicalista. Segundo Roberto, a defesa dos funcionários do Parque de Máquinas é de afastamento imediato de pelo menos 20% dos cargos comissionados.

Vereadores se manifestam sobre o tema

Nas redes sociais, lideranças políticas se manifestaram sobre o tema. O vereador Celso Cieslak (PRTB) destacou que apoia a manifestação. “Estes funcionários são os que ganham menos e aqueles que fazem o serviço pesado. Prefeito Marcelo Rangel vamos olhar com carinho estes profissionais e fazer um plano de cargos e salários”, disse Celso. Apesar de ser citado, Rangel está de férias e o município tem sido comandado pela vice-prefeita, Professora Elizabeth Schmidt (sem partido). 

Outro parlamentar que se manifestou sobre o assunto foi Pietro Arnaud (REDE). “Indignados com o corte nas horas extraordinárias e com o excesso de privilégios para cargos comissionados, servidores da Secretaria de Serviços Públicos fecharam os portões do Parque de Obras nesta segunda-feira”, escreveu no Facebook.

Gasto com pessoal preocupa o município

Os valores usados para pagar funcionários tem preocupado. Atendendo uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) criou uma Comissão Especial de Controle de Gastos com Pessoal. A comissão foi criada pelo decreto 16.830 e já tem os cinco membros definidos. A ação foi adotada depois que o município foi notificado por estar acima do limite prudencial nos gastos com pessoal (folha de pagamento).

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) delegou aos membros da comissão poderes para intervir e indicar solução de gastos com pessoal individualizados por secretaria. “Desta forma, serão levados em consideração as especificidades de cada órgão”, conta Márcio. “Levando em conta a especificidade de cada secretaria, será apresentada uma solução para demanda individualizada”, disse. 

Rede estadual bate recorde de alunos inscritos no Enem

Rede estadual bate recorde de alunos inscritos no Enem...

Polícia Civil soluciona 100% dos casos de desaparecimentos

Polícia Civil soluciona 100% dos casos de desaparecimentos...

Live incentiva a atividade física na cidade de Carambeí

Live incentiva a atividade física na cidade de Carambeí...

Jaguariaíva entrega blusas para alunos da rede municipal

Jaguariaíva entrega blusas para alunos da rede municipal...

Tucano é resgatado em rodovia nos Campos Gerais

Tucano é resgatado em rodovia nos Campos Gerais...

Castro registra queda na arrecadação e repasses

Castro registra queda na arrecadação e repasses...

Confira a Coluna RC desta Quarta-feira (27-05)

Confira a Coluna RC desta Quarta-feira (27-05)...

Confira seu horóscopo para esta Quarta-feira (27/05)

Confira seu horóscopo para esta Quarta-feira (27/05)...

Projeto de Brasil – ditadura ou guerra civil?

Projeto de Brasil – ditadura ou guerra civil?...

Charge da edição desta quarta-feira (27/05/2020) do JM

Charge da edição desta quarta-feira (27/05/2020) do JM...

Frísia lança Digital Agro Connection para startups

Frísia lança Digital Agro Connection para startups...

Câmara de Ponta Grossa aprova projeto ‘Um Axé Para a Vida’

Câmara de Ponta Grossa aprova projeto ‘Um Axé Para a Vida’...

Canal de educação política entra no ar em Ponta Grossa

Canal de educação política entra no ar em Ponta Grossa...

Capa da edição desta quarta-feira (27/05/2020) do JM

Capa da edição desta quarta-feira (27/05/2020) do JM...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS