PUBLICIDADE

Ratinho Junior inaugura Parque Ecotecnológico no dia 23

Abertura acontece durante a realização da Feira Paraná, quando sede do Executivo estadual será transferida para Ponta Grossa.

Governador Ratinho Junior inaugura Parque Ecotecnológico no dia 23 de outubro
Governador Ratinho Junior inaugura Parque Ecotecnológico no dia 23 de outubro -

Abertura acontece durante a realização da Feira Paraná, quando sede do Executivo estadual será transferida para Ponta Grossa.

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa agendou para o dia 23 de outubro a entrega das obras na região do Parque Ecotecnológico Professor Sérgio Escorsim, com a presença do governador do Estado, Ratinho Junior (PSD). Com a entrega, o Conselho de Desenvolvimento do Parque Eco Tecnológico (Condeparque) poderá iniciar o encaminhamento da análise de protocolos de intenções para o uso de áreas no local.

No mês de setembro, a Câmara revogou a lei de doação de áreas no Parque Ecotecnológico, permitindo com que as empresas e entidades de inovação e tecnologia interessadas em se instalar no local possam requerer um espaço. Com a entrega das obras, que incluem pavimentação e projeto de iluminação, além das áreas já doadas para uso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e para o Instituto Federal do Paraná (IFPR), as atividades no parque começam a ser definidas – o espaço que contempla as três entidades formam o projeto ‘Cidade do Conhecimento’.

O Parque Ecotecnológico funcionará em uma área de 736 mil m², destas, 351 mil² destinados para a instalação de incubadoras tecnológicas em um único espaço, permitindo com que setores de tecnologia e pesquisa atuem resultando em novos investimentos no município e geração de empregos. A inauguração do Parque Ecotecnológico acontece durante a realização da Feira Paraná/Efapi, período em que Ponta Grossa será por três dias capital do Estado, com a transferência temporária da sede do Executivo para os Campos Gerais.

A criação do espaço foi importante, além da parte de inovação, para a atração de investimentos. Durante o anúncio da chegada da montadora Tatra Motors a Ponta Grossa, o prefeito Marcelo Rangel confirmou que a consolidação do Parque Ecotecnológico foi fundamental para que a empresa tcheca escolhesse o município para se instalar. A Tatra deve contar com uma unidade de inovação, onde atuará com o desenvolvimento de novas tecnologias.

Iniciativa fortalece ecossistema de inovação

No mês de agosto, Marcelo Rangel recebeu lideranças estaduais em Ponta Grossa para credenciar o espaço local no Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec), iniciativa que tem por objetivo fortalecer o ecossistema de inovação regional. Em um levantamento inicial realizado pelo grupo de trabalho, foram identificados 18 parques da modalidade em diversas fases de maturidade. De acordo com o secretário executivo do Separtec, José Maurino Martins, no Paraná existem muitos ativos desenvolvendo tecnologia, mas que se encontram dispersos. “A ideia é criar um ambiente favorável para inovação e desenvolvimento no Estado a partir da conexão entre os parques tecnológicos, as pessoas e as iniciativas”, afirmou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE