PUBLICIDADE

Doc dos Racionais MC’s retrata trajetória do grupo

Documentário do Racionais MC's é aula sobre importância da cultura na periferia, memórias do grupo mostram a arte como uma ferramenta anti-marginalização

O grupo já tem três décadas de atuação, e é o grupo mais importante e influente no cenário nacional.
O grupo já tem três décadas de atuação, e é o grupo mais importante e influente no cenário nacional. -

Com mais de 30 anos de estrada e a posição permanente de grupo mais importante do rap nacional, o Racionais MC’s mudou o destino de muitos jovens de periferia no Brasil. Mano Brown, Ice Blue, KL Jay e Edi Rock transportaram a realidade da periferia Sul de São Paulo para o país com letras de cunho engajado sem deixar de lado o relato pessoal e confessional, então nada mais justo que os Racionais ganhem um documentário também contado da perspectiva dos integrantes, Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo.

O filme dirigido por Juliana Vicente mostra a origem e ascensão do grupo com cenas inéditas gravadas durante essas mais de três décadas do grupo, além de entrevistas. É um compilado com evidente valor nostálgico para os fãs do Racionais, que se vêm incluídos na narrativa na medida em que o filme permite traçar paralelos entre a obra e a própria vida do espectador, contanto que ele se enxergue nas letras de Brown ou na própria realidade de onde o Racionais saiu.

MEMÓRIAS

A vida nas periferias de São Paulo durante os anos 1990 e 2000 é o foco do resgate do filme, e a conexão com o presente se faz de forma dura: na constatação de que a realidade não mudou muito de lá para cá. Das Ruas de São Paulo Pro Mundo faz questão de denunciar a necropolítica usada contra as periferias e como ela pode empurrar as gerações que vivem nesses locais para situações de risco social. 

Essas características da trajetória do Racionais são evidenciadas em meio a lembranças hoje cômicas e relatos emocionados. Para equilibrar o tom, Juliana Vicente sobrepõe os relatos sobre a violência e o desamparo com fatos da vida pessoal dos rappers. Aliado a isso, a diretora tem consigo registros raríssimos que tornam seu trabalho de montagem uma viagem no tempo.

O documentário ainda expande sua análise para além do foco dos quatro Racionais quando aborda as raízes do rap nacional. Bem produzido e embasado, ‘Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo’ serve como uma aula sobre como a arte pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades marginalizadas nas grandes metrópoles do país. Juliana Vicente tem ouro nas mãos em formato de arquivos e depoimentos e, como um ourives, molda um documentário cujo valor fundamental está na própria natureza do material

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE