PUBLICIDADE

Bateria Universitária da UEPG vence torneio brasileiro

A competição aconteceu em 24 de setembro, em São Paulo, na Quadra da Escola de Samba Independente Tricolor.

Estudantes que fazem parte da 'Bateria da Tourada'
Estudantes que fazem parte da 'Bateria da Tourada' -

A Bateria da Tourada, composta por alunos do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Secate-UEPG), foi campeã da pré-seletiva do Balatucada, maior torneio de Baterias Universitárias do país. A competição aconteceu em 24 de setembro, em São Paulo, na Quadra da Escola de Samba Independente Tricolor.

O Balatucada é um torneio que conta com as 30 melhores baterias de todas as Universidades públicas e privadas do Brasil, dividido em três divisões – pré-seletiva, seletiva e principal. “Por termos participado pela primeira vez, entramos na pré-seletiva e já conseguimos acesso para a próxima divisão e com o título”, explica Leonardo Vicente Ferreira Oliveira, um dos diretores da Bateria da Tourada.

Para a competição, participaram 22 ritmistas da UEPG e mais 10 ritmistas de apoio. A preparação para as apresentações, segundo Leandro, aconteceu desde o primeiro dia de aulas do ano, com entrada de novos ritmistas e na inserção de novos alunos dentro da Bateria. “Após esse processo, os ensaios se intensificaram até se tornarem ensaios quase diários nas duas semanas antes do torneio”, salienta. O repertório é escolhido dentro de um corpo técnico, formado por ritmistas da bateria, além do auxílio de treinamentos realizados com membros de grandes baterias e escolas de samba de São Paulo.

“Nessas duas últimas semanas, com ensaios quase diários, necessitamos de um foco redobrado para conciliar a rotina de estudos e ensaios, porém todo o esforço é recompensado com um bom resultado coletivo”. Segundo Leandro, o título é provavelmente o maior da história da Bateria da Tourada. “Disputamos com grandes baterias e um torneio nacional é muito difícil de ser conquistado, principalmente por baterias fora do grande centro, que é São Paulo”, comemora.

A Bateria da Tourada é uma associação que promove a integração dos alunos através da música. Aos alunos do Secate que têm interesse de participar podem entrar em contato pelo Instagram @bateriadatourada. “A equipe ensina do zero sobre todos os instrumentos, para novos alunos fazerem parte dessa história de representatividade da UEPG em todo o Brasil”, completa.

Com informações: assessoria de imprensa UEPG.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE