PUBLICIDADE

Alunos de PG são publicados em livro digital

Alunos do Município escreveram textos sobre seus avós e fazem agora parte da obra ‘Memórias Afetivas’, da ABC Projetos Culturais

Alunos do Município escreveram textos sobre seus avós e fazem agora parte da obra ‘Memórias Afetivas’, da ABC Projetos Culturais
Alunos do Município escreveram textos sobre seus avós e fazem agora parte da obra ‘Memórias Afetivas’, da ABC Projetos Culturais -

Alunos do Município escreveram textos sobre seus avós e fazem agora parte da obra ‘Memórias Afetivas’, da ABC Projetos Culturais

Trinta histórias escritas por alunos dos quartos e quintos anos da rede pública municipal de Ponta Grossa acabam de virar um livro digital. Os textos, que narram causos e casos sobre os avós das crianças e o relacionamento entre eles, foram escritos para o Projeto Baú de Memórias, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e levados ao ar pela TV Educativa, no Vem Aprender, programa de aulas remotas de 2020. Em parceria com a ABC Projetos Culturais, os textos foram publicados na obra “Memórias Afetivas”, disponível para download gratuito.

O trabalho conta com o incentivo do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura, da Fundação de Cultura de Ponta Grossa. A inspiração inicial para os alunos surgiu a partir da obra ‘Coisas de Sofias’, da jornalista e escritora ponta-grossense Alessandra Perrinchelli Bucholdz. Esta e outras obras, que falam sobre a relação afetiva entre netos e avós, foram interpretadas pelas contadoras de histórias da SME.

“Tudo foi realizado de maneira remota”, relata a contadora Liz Ângela Gonçalves, que gravou ‘Coisas de Sofias’ no estúdio da TV Educativa para o Vem Aprender. “Gravamos diversas histórias sobre essa ligação entre netos e avós, com a produção da TV, e as crianças tiveram acesso de suas casas. Os professores das escolas incentivaram e apoiaram a produção dos textos e, depois de uma seleção, nós contamos as histórias das crianças no programa, todas muito inspiradoras, fazendo surgir diferentes tipos de avós. Foi um trabalho muito bonito”, narra a Professora Liz.

A secretária de Educação, professora Esméria Saveli, observa que a leitura é um eixo estruturante da política educacional do município. “Sempre buscamos que a leitura fosse uma experiência agradável para a criança. Ela nunca pode ser uma experiência ruim, nunca”, enfatiza Esméria.

“Sempre entendemos que é preciso pensar a leitura na perspectiva maior do que somente ler um texto. Ao lermos as histórias na TV, as histórias acionaram no mundo subjetivo da criança as lembranças dos seus avós. Elas fizeram pesquisas em casa, conversaram e construíram as suas histórias. Então a leitura na escola é isso, não só a decifração do escrito, mas aquilo que a criança ouve e reelabora em seu pensamento”, conta a Professora Esméria.

A contadora Patrícia Bittencourt, que interpretou as histórias dos alunos na TV, observa o papel transformador da experiência para as crianças. “Elas ficaram muito empolgadas com a possibilidade de ter a sua história contada na TV e isso foi um grande incentivo. Foi muito importante o protagonismo dos alunos neste trabalho, pois eles buscaram as histórias de suas famílias e deram vida a elas no papel, trazendo seus avós para o texto”, conta ela.

Para Alessandra Bucholdz, o projeto demonstra que é possível transformar as histórias e vivências de todas as pessoas em textos literários. “Este projeto trouxe um forte protagonismo infantojuvenil na produção literária. A produção das crianças pode levar para outras pessoas algumas questões muito particulares, a partir da literatura”, acredita Alessandra.

Memórias Afetivas

A obra reúne 30 textos escritos por alunos do 4º e 5º ano da rede pública municipal de ensino de Ponta Grossa a partir do concurso Baú de Memórias, da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a ABC Projetos Culturais. A organização é de Alessandra Perrinchelli Bucholdz, com incentivo do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC), da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa.

A obra está disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1pMCFpzN7TkeuAsGSYQQrtgFPODYtzojY/view?usp=sharin

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE