Pegaí Leitura Grátis disponibiliza novo livro

A obra aborda as figuras de linguagem da língua portuguesa e faz relação com personagens criativos

No próximo dia 12 de outubro será disponibilizado um novo livro nas estantes do Pegaí Leitura Grátis distribuídas no estado do Paraná. O livro se chama Criaturas de Linguagem do autor João Paulo Hergesel e estará disponível nas estantes em homenagem e comemoração ao Dia das Crianças. O Pegaí contou com o apoio das empresas:  Operadora de Planos Privados de Assistência à Saúde CONSAÚDE, Quiver Soluções, BO Paper Brasil Indústria de Papel e Papirus Indústria de Papel para imprimir 5.000 exemplares da obra.

O livro foi enviado pelo autor para a avaliação do comitê editorial do Pegaí, que aceitou o livro. Depois de formalizada a cessão de direito de impressão, o autor acertou junto da Telucazu Edições, que viabilizou novas ilustrações e a nova diagramação para uma edição especial e exclusiva para o Pegaí. André Kondo, Editor da Telucazin/Telucazu Edições, comentou sobre a ação: ''Todos nós trabalhamos voluntariamente neste projeto, sem receber qualquer contrapartida financeira, porque acreditamos no poder transformador do livro em nossa sociedade'', contou o editor. O novo livro disponibilizado é um presente especial do Pegaí para o Dia das Crianças e narra as aventuras de personagens que colecionam álbuns, onde as figuras não são comuns, são figuras de linguagem. A ideia surgiu através de uma pesquisa feita pelo autor quando ainda estava na universidade de Letras pesquisando sobre as figuras de linguagem. João Paulo contou que começou a pensar em como as figuras de linguagem seriam se tivessem vida, como pequenos monstros do bem. Seria como uma versão ‘’Pokémon da Língua Portuguesa’’. Yumiko Ikawa Possamai foi a responsável por desenvolver os personagens do livro em uma versão exclusiva para a edição do Pegaí. ''Procurei desenvolver ilustrações interessantes e únicas para chamar a atenção das crianças.'', comentou Yumiko.

O livro tem a promessa de ensinar ao leitor as mais variadas figuras de linguagem e gerar muito divertimento com a leitura. João Paulo também explicou como construiu o livro: ‘’Para contextualizar isso tudo, transformei meus próprios professores em personagens. Lufe, o protagonista, por exemplo, é a versão infantil e fictícia do meu orientador de TCC’’, comentou o autor. O livro passou por vários ajustes até ser selecionado no Prêmio Ganymedes José de Literatura Infantil e Juvenil, promovido pela seccional do Rio de Janeiro da União Brasileira de Escritores, em 2014.

Acreditando no potencial da obra e em sua relevância educacional, o Pegaí  imprimiu uma tiragem de 5.000 exemplares e distribuiu em suas estantes.

Quem quiser saber mais dessa história que mistura educação e ficção, pode comparecer às estantes do Pegaí a partir do dia 12 de outubro e pegar o livro para leitura. Lembrando que nem todas as estantes do Pegaí estão abertas, pois foram fechadas por conta da pandemia e estão reabrindo gradativamente com um protocolo de quarentena para os livros manuseados pelos leitores. O protocolo completo pode ser verificado neste link. O livro também fará parte da ação “Alimentando mentes”. Saiba mais neste link .

 

Serviço:

O Pegaí Leitura Grátis iniciou em 2013 em Ponta Grossa e desde então disponibiliza livros que são arrecadados através de doações, em locais estratégicos com grande circulação de pessoas espalhados pela cidade. A iniciativa sugere que as pessoas peguem livros em uma das ‘estantes’, levem para casa, leiam no seu tempo, cuidem do livro e quando forem devolvê-lo à caixa de coleta, aproveitem para fazer uma doação.

O objetivo é exclusivamente incentivar o hábito da leitura, aproximando leitores sem livros, de livros sem leitores. Para saber mais sobre o PEGAÍ, acesse www.pegai.info/.

Links mencionados:

https://www.pegai.info/blog-pegai/protocolo-covid-19/

https://www.pegai.info/blog-pegai/alimentando-mentes/

 

 

Família de professora contesta pedido de exame de insanidade

Família de professora contesta pedido de exame de insanidade...

Elizabeth quer criar ‘Prefeitura 4.0’ com uso da tecnologia

Elizabeth quer criar ‘Prefeitura 4.0’ com uso da tecnologia...

Organização divulga trajeto de carreata em Ponta Grossa

Organização divulga trajeto de carreata em Ponta Grossa...

CCR fará lançamento de vigas para o novo ‘Trevo de Brotas’

CCR fará lançamento de vigas para o novo ‘Trevo de Brotas’...

Confira seu horóscopo para este Domingo (11/10)

Confira seu horóscopo para este Domingo (11/10)...

Confira a Coluna RC deste Sábado (10-10)

Confira a Coluna RC deste Sábado (10-10)...

Confira seu horóscopo para este Sábado (10/10)

Confira seu horóscopo para este Sábado (10/10)...

Fundação de Cultura traz novo projeto para PG

Fundação de Cultura traz novo projeto para PG...

Edição temática em sustentabilidade é o perfil da moda

Edição temática em sustentabilidade é o perfil da moda...

Capa da edição deste fim de semana (10, 11, 12 e 13/10/2020) do JM

Capa da edição deste fim de semana (10, 11, 12 e 13/10/2020) do JM...

Time máster de PG faz amistoso em São Paulo

Time máster de PG faz amistoso em São Paulo...

Rapaz é suspeito de tentar estuprar a prima adolescente

Rapaz é suspeito de tentar estuprar a prima adolescente...

Vila Velha para todos

Vila Velha para todos...

Cultura e UEPG lançam curso de elaboração de projetos culturais

Cultura e UEPG lançam curso de elaboração de projetos culturais...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS