Peça de Matheus Nachtergaele é atração do 47º Fenata

Espetáculo ‘Processo de Conscerto do Desejo’  será uma das arações da noite de encerramento do festival, dia 27 de outubro

A 47ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata) da Universidade Estadual de Ponta Grossa traz a peça ‘Processo de Conscerto do Desejo’ para a noite de encerramento. O espetáculo, dirigido e protagonizado pelo ator Matheus Nachtergaele, será a atração da noite de premiação que acontece no domingo (27).

A peça estreou no Festival de Teatro de Ouro Preto e Mariana em 2015 e, de lá para cá, tem emocionado o público por onde passa, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Brasília, Paraty, Uberlândia, Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, entre outras. Em ‘Processo de Conscerto do Desejo’, o ator encena uma homenagem poética à mãe Maria Cecília Nachtergaele. No palco, o ator é acompanhado pelos músicos Luã Belik, ao violão, e Rafael Belo, no violino. O repertório musical dá o tom do espetáculo, que já circulou pelos mais importantes festivais de cultura do Brasil.

A montagem “é um recital à moda grega, é um lamento, mas é iluminado”, explica o ator, diretor e filho da poeta, que se matou aos 22 anos. À época, Matheus tinha três meses de vida. Matheus lembra que demorou para decidir o que fazer com o caderno de poesias da mãe que recebeu de presente do pai aos 16 anos. “Era uma espécie de vespeiro emocional e esperei até sentir que não era mais tão perigoso, que as picadas haviam se cicatrizado”, diz.

“Está ali o ator, o filho. Ele recita poesias da mãe suicida neste concerto. Isso é muito forte e muito sincero. Eu tinha receio que essa história só dissesse respeito a mim, entretanto as pessoas acabam se conectando com o sentido do viver”, relata o ator. “O teatro é lugar da cerimônia, é o meu lugar. Fiz o meu festejo fúnebre e a minha celebração como num ritual japonês colorido”, diz Matheus.

Poucas palavras se confundem tanto em nossa língua quanto ‘concerto’ e ‘conserto’. Aqui, elas se mesclam vertiginosamente. A palavra desejo, em filosofia, seria a tensão em direção a um fim de onde se espera satisfação. Tradicionalmente o desejo pressupõe carência, ou alguma forma de indigência: Um ser que não carecesse de nada, não desejaria nada. Seria um ser perfeito, um Deus. Por isso a filosofia, tantas vezes, considera o desejo como característica primeira do ser imperfeito, do ser finito. Quero consertar meu desejo com poesia, num concerto. Explico: minha mãe, a poeta Maria Cecília Nachtergaele, faleceu quando eu era um bebê de três meses. Dela, me restaram seus poemas, lindos e maduros, escritos de uma jovem mulher moderna e triste, e essa veia que me marca a testa quando rio ou choro muito. Em Processo de Conscerto do Desejo, acompanhado pelo jovem violonista Luã Belik e do violinista Henrique Rohrmann , direi finalmente os poemas que guardei nos olhos e na alma como única herança dela. O espetáculo é simples assim: Um homem (que por acaso é um ator) diz no palco as palavras escritas por sua mãe. Um violão (não por acaso, pois Maria Cecília amava os violões) o acompanha. É só isso, se isso for pouco.

Programação do Festival

De 22 a 27 de outubro, o Festival levará 99 espetáculos a diferentes espaços da cidade. “Ruas, praças, teatros e escolas serão palco para seis Mostras que integram o Festival. Os espetáculos foram escolhidos entre 159 companhias de 13 estados brasileiros. A categoria Telmo Faria reúne quatro peças. A Mostra Adulto tem seis, contando com as peças de abertura e encerramento. A Mostra Campos Gerais, Teatro de Rua e Mostra Infantil exibem três espetáculos cada. A programação completa está disponível no site do festival.

Informações UEPG

Colorida Infância por Rômulo Cury

Colorida Infância por Rômulo Cury...

PG e o dinheiro do pré-sal

PG e o dinheiro do pré-sal...

BRF abre inscrições para Programa de Trainee

BRF abre inscrições para Programa de Trainee...

Capa da edição desta sexta-feira (11/10/2019) do JM

Capa da edição desta sexta-feira (11/10/2019) do JM...

Summit estimula o contato com inovação e tecnologia

Summit estimula o contato com inovação e tecnologia...

Carreta tomba e fecha rodovia na região de PG

Carreta tomba e fecha rodovia na região de PG...

UEPG identifica nova espécie de bactéria no Canyon Guartelá

UEPG identifica nova espécie de bactéria no Canyon Guartelá...

Estimativas indicam safra recorde de grãos

Estimativas indicam safra recorde de grãos...

Concurso de Fotografia da Expo&Flor revela ganhadores

Concurso de Fotografia da Expo&Flor revela ganhadores...

Alunos de CMEI lançam livro autoral em noite de autógrafos

Alunos de CMEI lançam livro autoral em noite de autógrafos...

4º OktoberPGfest acontece neste final de semana

4º OktoberPGfest acontece neste final de semana...

MP analisa irregularidades nas eleições do Conselho Tutelar

MP analisa irregularidades nas eleições do Conselho Tutelar...

Sanepar não irá acatar decisão da Câmara sobre tarifa mínima

Sanepar não irá acatar decisão da Câmara sobre tarifa mínima...

Milla se reúne com líderes de Segurança Pública

Milla se reúne com líderes de Segurança Pública...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS