Teatro apresenta vida e obra de Shakespeare a alunos

Peça encenada pelo Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa e dirigida por Edson Bueno já foi vista por mais de 2 mil pessoas

Desde a estreia do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa, unidade mantida de forma inédita no Brasil pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, centenas de estudantes já tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a vida e obra de Willian Shakespeare, considerado o maior dramaturgo de todos os tempos. A peça ‘Shakespeare – Paixão e Poesia’, escrita e dirigida por Edson Bueno, tem sido recebida com elogios surpreendentes pelo público e já foi vista por mais de 2 mil pessoas.

Na última semana, o espetáculo foi apresentado no Cine-Teatro Ópera exclusivamente para alunos de colégios públicos da cidade. No público estavam estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEPPG), do Colégio Estadual Senador Corrêa e do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Prof. Paschoal Salles Rosa.

Iara Solange, professora do CEEBJA, foi quem mobilizou os alunos de sua escola para comparecerem ao espetáculo. Na primeira apresentação, ela trouxe uma turma de Português e, depois, veio com alunos de Inglês. “Eu recebi o cartaz de uma outra professora pelo celular e repassei para os meus alunos. Hoje deu certo de ser no dia da aula deles e viemos aqui. Eu acho importante que eles conheçam essas peças que, mesmo depois de 400 anos, tantos atores ainda estão interpretando. O que nós, como professores, pudermos fazer de diferente da sala de aula é válido. Independente da matéria que estamos trabalhando, essas oportunidades a gente não pode perder”, comentou a professora.

Já na temporada de estreia, que aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de agosto, estiveram no teatro turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de escolas de Ponta Grossa e Piraí do Sul e graduandos de pedagogia da UniSecal. Emerson Carneiro, professor do Colégio Senador Correia, levou um grupo de 14 alunos de sua turma do 9°ano. “A experiência foi muito boa. Os alunos estão ensaiando uma peça para o final do ano e a ida ao Ópera assistir o ‘Shakespeare’ proporcionou ao grupo uma visão única do que é um espetáculo com luz, marcação, interpretação, etc. No retorno, fizemos um bate-papo sobre os temas abordados”, descreve Emerson. O professor contou também que uma das adolescentes entrou pela primeira vez em um teatro naquele dia.

Foi também a primeira ida a um teatro de dezenas de estudantes do EJA e CEEBJA, que nunca tiveram acesso a produções como essa. Um dos estudantes que foram acompanhar a peça era Daniel Monteiro, aluno do CEEBJA. “Eu acho importante para o aprendizado do aluno conhecer outros tipos de cultura. Assim, a escola junta diversão com aprendizado e dá mais oportunidades para os alunos conseguirem ver o que eles querem para frente”, opinou. Os artistas também destacaram a importância de promover o contato dos jovens com o teatro e outras expressões artísticas.

Para os atores do Grupo de Teatro, apresentar-se para esse público direcionado é uma experiência única. “A formação de plateia é um ponto bem interessante porque é daqui que vão sair os novos espectadores do teatro”, disse o ator Renan Sota. “Dá uma adrenalina a mais porque a gente fica na expectativa deles gostarem”, completou a atriz Kezia Linhares. Segundo o ator David Dias Rodrigues, “Despertar a vontade desses espectadores de querer fazer ou aprender mais sobre o teatro é um dos principais objetivos”.

‘Shakespeare – Paixão e Poesia’, dirigido por Edson Bueno, é o primeiro espetáculo apresentado pelo Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa. A companhia tem caráter de formação de profissionais e reúne 19 alunos, sendo 15 atores e atrizes, uma figurinista, um cenógrafo, um iluminador e um assistente de direção, todos recebendo bolsas de estudos da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura. “Essa iniciativa inédita em todo o país tem chamado a atenção de gestores de diversas cidades que estão nos procurando para saber mais sobre como funciona. Somos talvez a única cidade no Brasil em que a Prefeitura mantém com bolsas de estudos uma Orquestra Sinfônica, um coro de altíssimo nível técnico e artístico [Coro Cidade de Ponta Grossa], uma Banda-Escola com a tradição de mais de 60 anos que a Lyra dos Campos possui e agora um grupo de teatro municipal com atores e técnicos de primeira qualidade. Isso deve ser motivo de orgulho para todo cidadão ponta-grossense”, destaca o presidente da Fundação Municipal de Cultura. O espetáculo seguirá em turnê por outras cidades do Paraná nos próximos meses, além da possibilidade de mais apresentações em Ponta Grossa.

Informações assessoria de imprensa.

Expo&Flor movimenta PG e ajuda projetos sociais

Expo&Flor movimenta PG e ajuda projetos sociais...

Em PG, motoristas de Uber pressionam por rejeição de projeto

Em PG, motoristas de Uber pressionam por rejeição de projeto...

Trabalhador que caiu de prédio é identificado pelas autoridades

Trabalhador que caiu de prédio é identificado pelas autoridades...

Operário solicita vaga na Copa São Paulo Júnior

Operário solicita vaga na Copa São Paulo Júnior...

Corredor da morte

Corredor da morte...

Sindijorzão Campos Gerais conhece seus campeões

Sindijorzão Campos Gerais conhece seus campeões...

Capa da edição desta terça-feira (03/09/2019) do JM

Capa da edição desta terça-feira (03/09/2019) do JM...

Charge da edição desta terça-feira (03/09/2019) do JM

Charge da edição desta terça-feira (03/09/2019) do JM...

O país do futuro se constrói com inovação na indústria

O país do futuro se constrói com inovação na indústria...

Confira seu horóscopo para esta terça-feira (03/09)

Confira seu horóscopo para esta terça-feira (03/09)...

Vagas na Agência do Trabalhador para terça-feira (03/09)

Vagas na Agência do Trabalhador para terça-feira (03/09)...

Coluna RC desta terça-feira (03/09)

Coluna RC desta terça-feira (03/09)...

UEPG custeará bolsas de mestrado com recursos próprio

UEPG custeará bolsas de mestrado com recursos próprio...

Ciclista morre em atropelamento na Souza Naves

Ciclista morre em atropelamento na Souza Naves...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS