PUBLICIDADE

Oranjefeest acontece neste sábado na Castrolanda

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">Evento comemora o dia do Rei da Holanda e ajuda a manter viva as tradições e cultura holandesa na Colônia</b>

Evento comemora o dia do Rei da Holanda e ajuda a manter viva as tradições e cultura holandesa na Colônia
Evento comemora o dia do Rei da Holanda e ajuda a manter viva as tradições e cultura holandesa na Colônia -

Evento comemora o dia do Rei da Holanda e ajuda a manter viva as tradições e cultura holandesa na Colônia

O sábado (27) será dia de festa na Colônia Castrolanda, em Castro, na região dos Campos Gerais. Nesta data será realizada a Oranjefeest, tradicional evento realizado para comemorar o dia do Rei da Holanda. A festa acontece a partir das 10 horas e contará com diversas atrações culturais e apresentações na rua do Moinho.

Este ano, será realizada a 20ª edição do evento. Segundo Katia Loman, integrante da comissão organizadora da Oranjefeest, um dos objetivos é manter viva a cultura e as tradições holandesas na colônia. Ela também comenta que este ano teremos surpresas. “Como é a 20ª edição, estamos preparando uma festa maior, com mais espaço e novidades”, diz.

Durante a Oranjefeest, o laranja, cor que representa a casa real holandesa, toma conta da Colônia Castrolanda. A rua do Moinho, se transforma em uma grande feira ao ar livre, com músicas, comidas típicas, barraquinhas, comércio de usados, brincadeiras, artesanato e apresentações culturais.

Entre as apresentações culturais estão a fanfarra da Escola Evangélica Castrolanda, o Grupo Folclórico Holandês Infantil EECC, Kleuter "PWA" School, Trip Circo, Grupo Kokorozashi Taiko, Coral ABC, Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro da Santa Felicidade, coral de fazendeiros da Castrolanda “Boerenkoor” e Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda. Também haverá a exposição "Infância Dantes" do Grupo Arte Castrolanda e de tratores antigos e do Trekkertrek.

Durante o evento, terá a transmissão de imagens da festa do dia do Rei que estará acontecendo na Holanda em um telão no palco principal. Também será realizado o concurso de calças enfeitadas. “O tema do concurso deste ano é ‘quanto mais louca, mais engraçada’, ou seja, quem usar uma calça nas cores da Holanda e enfeitá-la, irá concorrer ao prêmio”, conta Loman.

Na Holanda, o dia do Rei (Koningsdag) é um feriado nacional, comemorado no dia 27 de abril, data de aniversário do Rei Williem Alexander. Até 2013, a festa era chamada de “Dia da Rainha”, pois celebrava a Rainha Beatriz que abdicou do trono. “A festa é toda caracterizada, todos vestem o laranja neste dia em homenagem à família real e vida longa ao rei”, explica a organizadora.

Evento comemora o dia do Rei da Holanda e ajuda a manter viva as tradições e cultura holandesa na Colônia
Evento comemora o dia do Rei da Holanda e ajuda a manter viva as tradições e cultura holandesa na Colônia Oranjefeest acontece neste sábado na Castrolanda Oranjefeest acontece neste sábado na Castrolanda
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE