ESPORTES
Secretaria de Esportes de PG irá premiar atletas com destaque em 2024
A cerimônia está prevista para acontecer em 8 de dezembro; a informação foi revelada pelo secretário de esportes, Ben Hur Chiconato
João Iansen | 06 de novembro de 2024 - 02:17
A Secretaria Municipal de Esportes de Ponta Grossa (SMESP) irá promover um evento, onde premiará atletas que tiveram destaque no ano de 2024. A informação foi revelada pelo secretário de esportes, Ben Hur Chiconato, em entrevista ao Portal aRede, nesta terça-feira (05). A cerimônia está prevista para acontecer em 8 de dezembro.
O secretário explica que a primeira edição do ‘Mérito Esportivo’ irá reconhecer os atletas ponta-grossenses. “É uma premiação para as mais variadas modalidades esportivas. Todos poderão participar, sem restrição de prêmios para determinada categoria. É uma oportunidade de homenagear aquelas pessoas que dão o máximo de si durante o ano”, afirma.
Ainda de acordo com Ben Hur, não será necessário fazer parte de programas da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) para ser reconhecido no evento. “O principal detalhe é o atleta ter atuado muito bem durante o ano, trazendo conquista e projetando Ponta Grossa para o Brasil e o mundo”, completa.
Durante a cerimônia, ainda será eleita a personalidade da temporada de 2024, para o atleta de maior destaque durante o ano. “Daremos os nomes dos candidatos, que serão votados através das redes sociais. Já temos cerca de 25 nomes. Será algo simples, mas de valorização e reconhecimento ao esportista da nossa cidade”, destaca o secretário.
ORÇAMENTO - Durante a entrevista, Chiconato também afirmou que o orçamento da pasta para 2025 será de aproximadamente R$ 22 milhões. “Esse valor já está comprometido para o ano que vem. Como exemplo, posso citar a parte destinada ao transporte, que tem sido crucial para muitas equipes do município. A Liga Desportiva de Ponta Grossa possui a Prefeitura como maior patrocinador, eles dependem desse valor para disputar competições, como o Campeonato Paranaense. Não só eles, mas diversos outros utilizam parte do valor para essa questão”, explica.
Para além disso, Ben Hur conta que existem valores já destinados para o Prata da Casa, pagamento de professores, manutenção de praças esportivas, entre outros. “O orçamento já distribuído, mas eu acredito que nos próximos anos, ele possa aumentar”, disse.
GINÁSIOS - O secretário ainda destaca que pretende realizar reformas nos ginásios e quadras esportivas da cidade. “Eu não concordo com a ideia de construção de novos ginásio enquanto não reformarmos aqueles que já existem. Dos cinco espaços que temos em Ponta Grossa, todos precisam de alguma melhoria. Não adianta construirmos um novo e deixar a manutenção dos demais de lado. A prioridade é de arrumar a casa, depois a gente pensa em ampliar”, completa.
Sobre a utilização desses espaços, Ben Hur destaque o principal é atender a população, além de receber e realizar competições. “Muita gente do Paraná critica Ponta Grossa por não conseguir receber partidas dos Jogos da Juventude ou dos Jogos Abertos do Paraná, por exemplo”, conta o secretário.
PRATA DA CASA - O secretário também conta o Prata da Casa, projeto que auxilia financeiramente atletas da cidade, deve passar por alterações no próximo ano. “A partir do ano que vem, o projeto terá um sistema que entendemos por meritocracia, ou seja, atletas que tem resultados melhores terão automaticamente um reconhecimento financeiro melhor. Teremos uma pontuação sendo dada por nível de competição, que o atleta chegue até o nível olímpico, por exemplo. Algo semelhante aos programas ‘Bolsa Atleta’, do governo federal, e ‘Geração Olímpica’, do governo estadual”, detalha.
De acordo com Ben Hur, o projeto passará a ser um projeto de excelência esportiva. “Quanto mais resultados, melhor vai ser o benefício recebido pelo atleta”, finaliza.
Confira abaixo a entrevista completa com o secretário municipal de esportes, Ben Hur Chiconato, ao Portal aRede:
Com supervisão de Rodolpho Bowens.