ESPORTES
Inscrições para 1ª Corrida na Roça 2022 entram na reta final
Etapa Fazenda Pau Furado acontece no dia 10 de abril e promete cenário histórico aos atletas. Inscrições encerram neste domingo, dia 3 de abril
Da Redação | 31 de março de 2022 - 17:07

Etapa Fazenda Pau Furado acontece no dia 10 de abril e promete cenário histórico aos atletas. Inscrições encerram neste domingo, dia 3 de abril
As inscrições para a 1ª Etapa da Corrida na Roça 2022 entram na reta final e encerram neste domingo, 3 de abril. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site www.cavaliproeventos.com.br. A expectativa é que 500 atletas participem do evento, que acontece no dia 10 de abril e terá como cenário a bela e histórica Fazenda Pau Furado, que fica a 20 quilômetros do Centro de Ponta Grossa, na Estrada do Kalinoski, divisa com o Município de Teixeira Soares. Pela segunda vez a propriedade particular será palco de realização da Cavali Pró Eventos. Em 2017, uma das primeiras etapas do circuito Corridas na Roça aconteceu nessa propriedade. Este ano o circuito se consolida, completando cinco anos ininterruptos.
Esta será a primeira etapa do circuito de três corridas que estão no calendário esportivo e turístico de Ponta Grossa em 2022. A 2ª Etapa Mercenários, que tem largada e chegada na fazenda Pedra Verde, acontece no dia 16 de julho. “Esta também é uma propriedade particular, com grande potencial turístico, que está sendo aberta para receber os atletas e apresentá-los mais um dos cenários lindos dos Campos Gerais”, enfatiza Kleber Cavali, idealizador do evento. A terceira e última etapa de 2022, acontece no Distrito de Guaragi, é a Etapa Oak Bier e será no dia 16 de outubro. Os eventos terão os trajetos de cinco e 10 quilômetros, caminhada de cinco quilômetros e ainda corrida Kids.
História
A Fazenda Pau Furado é uma área de cerca de três mil hectares que reserva muitas histórias e tradições. Está na família Luiz Pereira Gomes há mais de 50 anos e antes disso foi rota de tropeiros e sede de colônias russo-alemães, além de ter sido palco para treinamento militar do Exército Brasileiro, quando se preparavam para a Segunda Guerra Mundial. No local há um marco erguido pelo Exército, referente ao exercício dos militares.
Nas três etapas do circuito 2022 participarão mais de 1500 atletas e além da promoção ao esporte, o objetivo tem sido ainda de apoiar a retomada do setor turístico da cidade. A expectativa é que cerca de 30% dos atletas participantes venham de outras cidades e estados e conheçam mais de Ponta Grossa. O evento tem aprovação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) através da Lei Municipal de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico, que possibilita a destinação de percentual do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) seja por pessoas físicas ou jurídicas, contribuintes na cidade.