Editorial
Plano conjunto impulsiona a indústria na região
Da Redação | 14 de outubro de 2026 - 04:35
A consolidação de uma estratégia regional integrada promete mudar o ecossistema produtivo do interior paranaense. A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), em parceria com o Sebrae/PR e o Sistema Fiep, promoveu no município de Castro o 2º Encontro entre Secretários – Diálogos para o Desenvolvimento Industrial Regional. A iniciativa visa transformar levantamentos e diagnósticos locais em uma agenda de ações voltada ao fortalecimento do ambiente de negócios, apoio à competitividade das micro e pequenas indústrias e atração de novos empreendimentos.
Com o levantamento das especificidades, demandas e atrativos econômicos de cada cidade da região, o projeto entra em uma fase decisiva: apresentar as propostas aos prefeitos para validar um plano de ação unificado. A iniciativa aborda eixos considerados prioritários para a industrialização sustentável, como a formação de mão de obra qualificada, a desburocratização de processos e o incentivo ao crescimento de negócios de menor porte.
Segundo a diretora executiva da AMCG, Katiane Pires, a ampliação do diálogo com gestores municipais garante um mapeamento preciso das reais necessidades locais. "Tivemos um primeiro encontro muito produtivo e, agora, com mais municípios participando, fazemos essa validação para projetar ações concretas junto aos prefeitos, visando ao desenvolvimento industrial", destaca.
A consultora do Sebrae/PR, Joslaine Schmidt, aponta que o foco central é a efetividade do planejamento: "A intenção é priorizar as ações mapeadas para transformá-las em um plano estruturado, impulsionando a competitividade territorial". No mesmo sentido, o coordenador do Conselho Regional da Fiep, Rafael Rickli, ressalta a importância da continuidade e da cooperação integrada entre as entidades para sustentar o avanço econômico dos Campos Gerais.
A união das cidades em torno de metas comuns fortalece a representatividade da região e amplia sua capacidade de atração de capital, tornando os Campos Gerais um polo industrial mais competitivo e preparado para os desafios do mercado atual.