PUBLICIDADE

A UEPG vai além das salas de aulas no Projeto Rondon

Imagem ilustrativa da imagem A UEPG vai além das salas de aulas no Projeto Rondon

A participação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na Operação Rondon é uma tradição e demonstra o compromisso histórico com o desenvolvimento das diversas regiões do Brasil. É uma soma de esforços, em prol da melhoria da qualidade de vida. Neste ano os esforços serão direcionados para o município de Godoy Moreira, no Vale do Ivaí, em que professores e alunos vão desenvolver atividades de extensão da Operação Pé Vermelho. O Projeto Rondon é uma grande ação e o Paraná é a unidade da federação que mais valoriza a operação, por existir uma edição própria estadual. Com a liderança da UEPG serão recebidos rondonistas do Brasil inteiro, de universidades de nove estados diferentes, para 15 dias de missão em 12 municípios da região de Apucarana. 

O Projeto Rondon surgiu em 1967 com a ideia de levar a juventude universitária a conhecer a realidade brasileira e a participar do processo de desenvolvimento e foi relançado em 2004, sob coordenação do Ministério da Defesa, funcionando até os dias atuais de forma ininterrupta, beneficiando municípios no interior de diversos estados do País. O projeto recebe o apoio dos Governos Estaduais, Municipais e das Forças Armadas, principalmente, na preparação, condução das atividades, na logística, no comando e controle e na segurança. Ao longo de sua trajetória, o Projeto Rondon, com seus mais de 26 mil rondonistas, já beneficiou mais de 2 milhões de pessoas em 1.404 municípios, fortalecendo a cidadania e reduzindo desigualdades regionais.

No Paraná, o projeto realiza sua 99ª edição e recebe o nome de Operação “Pé Vermelho”. Nesta edição, a operação conta com 252 rondonistas (universitários e professores), de 25 instituições de ensino superior, que estão sendo apoiados pelo 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado. As atividades ocorrem em doze municípios da região: Araruna, Barbosa Ferraz, Bom Sucesso, Godoy Moreira, Grandes Rios, Iretama, Jardim Alegre, Lidianópolis, Luiziana, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí e Santa Fé, alcançando direta e indiretamente, cerca de 98,6 mil habitantes.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) atua em Godoy Moreira, promovendo capacitação em informática e inteligência artificial para jovens e workshops sobre sustentabilidade, turismo comunitário e prevenção de desastres naturais.

Importante citar que o Projeto Rondon é uma iniciativa do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, que leva estudantes universitários voluntários para atuar em comunidades carentes, promovendo o desenvolvimento local sustentável, a cidadania e a inclusão social por meio de oficinas e ações em diversas áreas, como saúde, educação e cultura, contando com o apoio das Forças Armadas para logística e segurança, e visando a formação cidadã dos jovens. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE