PUBLICIDADE

Os números da UPA e o padrão de excelência na saúde de PG

Imagem ilustrativa da imagem Os números da UPA e o padrão de excelência na saúde de PG

A Unidade de Pronto Atendimento de Uvaranas justifica todos os investimentos. Aberta à população em junho deste ano, a UPA soma mais de 42 mil atendimentos, com respostas rápidas e atendimento humanizado durante 24 horas. O espaço garante à população atendimento de complexidade intermediária.

A UPA atua como uma "ponte" entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais, integrando a rede de serviços de saúde do município. A nova estrutura está mais perto de bairros populosos e em desenvolvimento, como Uvaranas, Cara Cará e Neves, facilitando o acesso, especialmente para mães e famílias da região. A unidade foi projetada para atender um grande volume de casos, com capacidade para mais de 6 mil atendimentos por mês, e conta com uma estrutura completa, incluindo consultórios, salas de emergência, sala de raio-X e eletrocardiograma. 

O desempenho da nova unidade já apresenta reflexos positivos em todo o sistema de saúde de urgência da cidade. As UPAs Santana e Santa Paula estavam registrando diariamente um alto volume de pacientes/dia. A abertura da UPA Uvaranas permitiu uma redistribuição desses atendimentos, fazendo com que as outras unidades voltassem a operar dentro de sua capacidade, com reflexos positivos na satisfação dos usuários e na qualidade assistencial.

A nova UPA se constitui num avanço para a saúde de Ponta Grossa. A unidade é resultado de um trabalho realizado pela gestão municipal para reestruturar e fortalecer a rede de saúde municipal. Com a inauguração da UPA Uvaranas, pode-se avançar neste processo, oferecendo atendimento ainda mais ágil e eficiente para as famílias de toda a região. Sem dúvidas, essa é uma grande conquista e mais um compromisso cumprido pela gestão atual e que irá impactar de maneira muito positiva na vida de milhares de famílias.

As Unidades de Pronto Atendimento são essenciais para o sistema de saúde, pois prestam serviços resolutivo e qualificado a pacientes em situação de urgência e emergência, funcionando como uma porta de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Elas atuam como uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais, absorvendo parte da demanda por serviços hospitalares. 

Ao atenderem casos de menor complexidade e absorver parte da demanda por serviços hospitalares, as UPAs contribuem para a descongestão das emergências hospitalares, que muitas vezes estão sobrecarregadas. As unidades também representam um ponto de acesso mais próximo à população, especialmente em áreas com menor acesso a serviços de saúde, facilitando o acesso ao SUS. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE